Agafuc-RS é campeã do Brasileiro de Futebol de 5

📷 Nonato cobrando pênalti do título (Foto: Divulgação CBDV)

A Agafuc, de Canoas, no Rio Grande do Sul, é a (jda Copa Loterias Caixa de Futebol de 5 (para cegos) pela segunda vez em sua história. O título foi conquistado na manhã deste domingo (8), após vitória por 2 a 0, gols de Ricardinho e Nonato, sobre o Cedemac-MA, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador, Bahia.

– Gosto muito de ganhar títulos, mas, acima de tudo, quero retribuir, junto com os atletas, a estrutura que a Agafuc-RS nos deu. O Pedro Beber, presidente da associação, se esforçou muito, reforçou o nosso elenco com o Damião e o Nonato (jogadores da Seleção Brasileira) para brigarmos pelos títulos do ano  (Regional e Brasileiro), e, graças a Deus, conquistamos ambos e com muito mérito – comemorou Ricardinho, capitão e camisa 10 do time.

A partida pelo título foi toda dominada pela Agafuc desde o princípio. O técnico Rafael Astrada montou uma formação ofensiva para a decisão, com a base da Seleção Brasileira campeã nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016: Luan (goleiro), Damião, Dumbo, Nonato e Ricardinho. Já o Cedemac armou uma retranca forte e suportou o sufoco da agremiação gaúcha na etapa de abertura. Ricardinho teve, pelo menos, duas boas chances de gol, que foram defendidas por Daniel, arqueiro da equipe maranhense. Mas no segundo tempo, não houve maneira de os maranhenses pararem o melhor do mundo. Aos cinco minutos, Ricardinho conduziu a bola da direita para a esquerda, invadiu a área e bateu de direita deslocando o goleiro para fazer um a zero. Faltando um minuto e meio para o fim da partida, Nonato, de pênalti, sacramentou a vitória por 2 a 0 e garantiu a conquista para o time gaúcho.

– Estou muito feliz e agradecido. Primeiro, pelo título da Agafuc e, segundo, pela artilharia. A festa foi completa – festejou Nonato, que terminou a competição como artilheiro isolado, com 7 gols.

O título coroou a equipe de melhor rendimento na competição. A Agafuc teve 100% de aproveitamento, vencendo todos os jogos da primeira fase, derrotando a Apedevi-PB mas quartas, e vencendo os atuais campeões do ICB-BA em uma final antecipada. Foram os donos da casa, aliás, que ficaram com o terceiro lugar da competição após triunfarem sobre a Urece-RJ, por 3 a 0, com gols de Jefinho (2) e Cássio, mais cedo, neste domingo.

A Copa Loterias Caixa de Futebol de 5 foi realizada no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, na Bahia, e reuniu 12 equipes de nove estados. Ainda neste ano, o torneio, considerado o “Brasileirão” da modalidade, terá sua Série B, que será realizada em novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Os dois melhores da segunda divisão disputarão a elite da competição em 2018.