Alexandre Araújo: Palcos da Copa da Rússia – Samara, a cidade espacial

A cidade de Samara está situada às margens do rio Volga, o maior de todo o continente europeu. Construída no distrito de Radiotsentr no início em 2014, a Arena Cosmos possui inspirações espaciais, em homenagem ao setor aeroespacial da cidade. O estádio tem capacidade para 44.807 espectadores e irá receber seis partidas do Mundial de 2018: Costa Rica x Sérvia,  Dinamarca x Austrália, Uruguai x Rússia, Senegal  x Colômbia, além de uma partida válida pelas oitavas de final  e a outras pelas quartas. Após a competição, o estádio vai receber os jogos do Krylya Sovetov.

Fundada em 1586 como uma fortaleza de vigilância, está localizada em uma região administrativa que leva o mesmo nome, perto da fronteira da Rússia com Cazaquistão. A cidade fica a mais de 1000 quilômetros de Moscou, entre os rios Volga e Samara. Durante a II guerra Mundial, Samara foi rebatizada de Kuibyshev e funcionou como uma segunda capital da União Soviética. Foi aqui que ficaram escondidos membros do governo russo e delegações diplomáticas de países estrangeiros quando Moscou sofreu uma ameaça nazista. Samara não possui muitas atrações turísticas, mas uma boa dica é fazer um passeio pelo rio Volga ou visitar um dos bunkers secretos de Josef Stalin. Construído para proteger o ditador russo, o bunker  possui 37 metros de profundidade e guarda lembranças sombrias de um período histórico da União Soviética.

A cidade é berço da engenharia russa e abriga Universidade Estadual Aeroespacial de Samara, que ajudou a impulsionar o programa espacial russo. Lá foi construído o foguete que levou Yuri Gagarin, o primeiro homem a viajar pro espaço. No Museu da História Espacial, o visitante encontra réplicas de naves, roupas espaciais e  motores.

Como não há voos diretos do Brasil para a Rússia, o melhor jeito de chegar é pegar uma conexão pela Europa até Moscou. De lá, você pode seguir para Samara de avião ou de trem, em uma viagem de 17 horas. A principal porta de entrada é o Aeroporto Internacional de Kurumoch, uma cidade vizinha localizada a 42 km de Samara.