America supera o Sampaio Corrêa novamente e volta à elite do Carioca

Vitória por 2 a 1 garantiu o America na primeira fase do Campeonato Carioca de 2019 | Laís Patrício (AFC)

Com autoridade! Essa é palavra que descreve o acesso do America à elite do Carioca em 2019, o segundo consecutivo do clube nos últimos anos. Na tarde deste sábado, em mesquita, com gols de Flávio Pará e Daniel, a equipe rubra venceu o Sampaio Corrêa por 2 a 1 nas semifinais gerais da Série B1, e carimbou vaga na primeira divisão do futebol do Rio. Kaká Mendes descontou para os visitantes.

Mas antes de disputar a primeira divisão, que já começa em dezembro deste ano, o America terá pela frente – pela final da Série B1, o Americano, que também venceu sua semifinal contra o Audax e estará junto ao time de Campos Salles na elite carioca no próximo ano

AMERICA SE IMPÕES E ABRE VANTAGEM NA PRIMEIRA ETAPA

Podendo perder até por três gols de diferença, os comandados do Luisinho Lemos esqueceram a vantagem que tinham e dominaram a partida desde os minutos iniciais. Com uma marcação alta e ajustada, o time Rubro dificultava demais a saída de bola do Sampaio, que veio com muitas mudanças para esse duelo. O técnico Luciano Quadros mudou o esquema e foi a campo com dois homens de área: Anderson Manga e Léo Guerreiro. Não funcionou.

Logo aos nove minutos, Flávio Pará arriscou de fora da área, a bola contou com desvio na marcação do Sampaio, que enganou o goleiro George. A bola morreu mansa no fundo das redes: 1 a 0 para os donos da casa. O Galinho da Serra, com uma linha de três defensores, seguia com dificuldades na sua saída de bola e não conseguia ligar as jogadas ao campo de ataque com qualidade.

O que era difícil ficou ainda pior quando aos 43, Quaresma arrancou em velocidade pela ponta esquerda e bateu cruzado. O goleiro George acabou não segurando a pelota, e ela se ofereceu limpa para o artilheiro Daniel, livre, bater forte para estufar as redes do Sampaio. Uma verdadeira ducha de água fria para os comandados de Luciano Quadros.

SAMPAIO CORRÊA MELHORA, MAS DE FORMA TARDIA

Após o insucesso da formação tática da equipe de Saquarema na primeira etapa, Luciano quadros foi para o tudo ou nada colocando Sorriso e Gama no intervalo. O objetivo era dar mais mobilidade ao Galinho da Serra. Deu certo. Os visitantes iniciaram a segunda etapa pressionando o America e tiveram, no mínimo, duas chances claras para descontar o marcador nos pés de Kaká Mendes, que desperdiçou.

O America, por sua vez, administrava a vantagem e parecia já aguardar o apito final da partida, quando o goleiro Rafael, que foi para o jogo no sacrifício devido uma lesão no tornozelo direito, deixou o campo e deu lugar ao jovem Filipe, o único jogador do elenco que ainda não havia feito sua estreia na competição.

Eis que minutos depois, aos 34, Kaká Mendes resolveu testar o suplente do Rafael. O camisa cinco fez uma bela jogada individual e bateu firme, cruzado, sem chances para o jovem arqueiro americano: 2 a 1. O gol do Sampaio veio, mas a reação parou por aí. America venceu mais uma e garante mais uma vez a vaga na elite do futebol carioca em 2019.

America 2×1 Sampaio Corrêa

Estádio Giulite Coutinho (Mesquita – RJ)

Árbitro: Grazianni Maciel Rocha

Assistentes: Carlos Henrique Cardoso de Souza e Luiz Antônio Muniz de Oliveira

America: Rafael (Filipe); Wesley, Bruno Santos, Vladimir, Lucão, Quaresma (Marlon); Flávio Pará, Araruama, Ânderson Künzel, Felipe Pará (William Chrispim); Daniel. Técnico: Luisinho Lemos.

Sampaio Corrêa: George; Pessanha, Anderson Luiz (Gama), Roberto Junior; Maicon Douglas (Juninho Bolt), Leomir, Maranhão, Kaká Mendes, Dieguinho; Anderson Manga e Léo Guerreiro (Sorriso). Técnico: Luciano Quadros.

Gols: Felipe Pará (AME – 10’/2ºT); Daniel, (AME – 43’/1ºT); Kaká Mendes (SCO – 34’/2T)

Cartões amarelos: Anderson Luiz, Roberto Junior, Dieguinho e Leomir (Sampaio Corrêa)

Cartões vermelhos: Não houve.

Público: 652 pagantes e 1.152 presentes

Renda: R$ 5.065,00