Substituição: Barcelona mudará cores e escudo para a próxima temporada

Barcelona do Rio anuncia novas cores e escudo para a temporada 2018

Substituição: Barcelona mudará cores e escudo para a próxima temporada
Substituição: Barcelona mudará cores e escudo para a próxima temporada | Laís Patrício/Divulgação

O 16º lugar na Série B1 do Campeonato Carioca foi a última impressão deixada pelo Barcelona do Rio com as cores azul e grená. Em meio ao processo que discute a independência da Catalunha, o clube de Jacarepaguá mudou sua identidade visual para não ser tão cobrado por posições políticas que não tenham conformidade com as defendidas pelo gigante europeu do qual toma emprestado o nome. Em 2018, a equipe irá a campo com um novo escudo e cores bem brasileiras: azul, amarelo e branco.

Novo escudo do Barcelona do Rio | Divulgação
Novo escudo do Barcelona do Rio | Divulgação

A decisão já tomada, mas aguarda homologação de uma assembleia do clube, prevista para novembro. A medida foi informada pelo Blog Deu Zebra, do jornal O Globo, onde o presidente Augusto Vieira lembrou ter recebido muitas reclamações em 2014, quando o clube lançou um terceiro uniforme vermelho, uma homenagem à seleção espanhola. A medida feriu o orgulho catalão e alguns apaixonados pelo Barcelona.

— Não nos envolvemos em questões políticas. Além disto, a base daquela seleção espanhola era formada por jogadores do Barcelona. Então, as críticas foram um contra-senso. Nosso clube homenageia o Barcelona, mas não tem qualquer vínculo com ele. Para demonstrar isto, estamos mudando as cores e o escudo. O Barcelona de Guaiaquil (Equador) joga de amarelo e preto, por exemplo. Nada tem a ver com o clube catalão. Queremos agora reforçar nossa identidade brasileira — explica.

Embora seja identificado com Jacarepaguá, bairro da Zona Oeste do Rio, o Barcelona manda seus jogos na Rua Bariri, em Olaria, porque o bairro não possui mais estádios de futebol em condições de sediar jogos profissionais desde a demolição do Eustáquio Marques para a passagem de um viaduto do BRT Transolímpica.