Elenco do Barra Mansa pode levar o título pela primeira vez para a cidade | Anderson Santos/Divulgação

Barra Mansa e São Pedro iniciam decisão do Carioca de Ligas sub-17

Promovido pela Ferj, o Campeonato Carioca de Seleções de Ligas Municipais sub-17 chega à decisão com um time do interior e outro do litoral. Depois de superar Seropédica por 4 a 2 no placar agregado, Barra Mansa se classificou para a decisão, na qual enfrentará São Pedro da Aldeia. A equipe da Região dos Lagos ficou no empate em 2 a 2, após dois jogos, e assegurou vaga na decisão após levar a melhor em cobranças de pênaltis: 7 a 6.

A decisão começa neste sábado, quando as duas equipes se enfrentam no Estádio Waldemar Tádio, em São Pedro da Aldeia. O jogo da volta acontece uma semana depois, no Estádio do Vila Nova, em Barra Mansa. É a primeira vez que os dois times chegam à decisão. Derrotados nas semifinais, Campos e Seropédica decidirão o terceiro lugar, nas mesmas datas da decisão.

A decisão acontece em um momento em que o futebol das duas cidades precisa de uma injeção de autoestima: único clube profissional da cidade do Sul Fluminense, o Barra Mansa Futebol Clube foi rebaixado para a Série B2 esse ano. No fim da temporada, a Ferj anunciou a desfiliação de 16 clubes por inatividade prolongada. Entre eles, o São Pedro Atlético Clube.

Realizada regularmente desde 2006, a competição é marcada pelo equilíbrio de forças. Desde então, apenas Campos foi campeã duas vezes, em 2009 e 2014. Italva, Porto Real, Bom Jardim, Nova Iguaçu, Laje do Muriaé, Seropédica, Rio e Volta Redonda também já levaram um troféu para casa.