Bélgica vence a Inglaterra e pega o Japão nas oitavas

Por: Rafael Lima

As duas seleções já entraram em campo classificadas e empatadas em todos os critérios. Apesar de ambas estarem compostas, basicamente, pelo time reserva, a vitória de 1 a 0 garantiu a liderança do Grupo G aos belgas. Com o triunfo, a Bélgica enfrenta o Japão, um adversário, teoricamente, mais fraco, mas com um chaveamento futuro mais difícil podendo pegar Brasil ou México nas quartas de final e Argentina, França, Uruguai ou Portugal na semifinal.
Após 82 anos de espera, finalmente venceu a Inglaterra que com o segundo lugar a seleção inglesa enfrenta a Colômbia.

PRIMEIRO TEMPO COM CARA DE AMISTOSO

O jogo começou com um bom rítmo e a Bélgica, que parecia ter entrado mais desligada no jogo, chegou com mais perigo. Após uma falha da defesa inglesa os belgas quase marcaram, mas Gary Cahill tirou em cima da linha. Os ingleses apostaram em lançamentos para Vardy cabecear, mas que não levaram grande perigo ao gol de Cortouis. As duas seleções pareciam estar satisfeitas com o empate que colocava a Inglaterra na liderança do grupo, por ter menos cartões amarelos. As duas equipes saíram vaiadas do primeiro tempo com o que parecia ser novamente um jogo de compadres.

GOL BELGA INCENDEIA O JOGO NO SEGUNDO TEMPO

No segundo tempo a Inglaterra novamente parecia melhor, mas sem objetividade e foi a Bélgica que abriu o placar aos seis minutos do segundo tempo. Com um golaço de Januzaj que recebeu passe na ponta direita, cortou e bateu de canhota tirando qualquer chance do goleiro Pickford. O gol acordou os ingleses que empurravam a Bélgica para seu campo de defesa que procurava sair no contra-ataque. Após bela troca de passes, Vardy deixou Rashford cara a cara com Cortouis que conseguiu impedir o empate com a ponta dos dedos.

A Bélgica termina a primeira fase com a melhor campanha geral da competição, liderando o grupo G e enfrenta o Japão na segunda feira, às 15h na cidade de Rostov. A Inglaterra encara a Colômbia na terça-feira às 15h em Moscou.

Inglaterra 0 X 1 Bélgica

Local: (Estádio de Kaliningrado), Kaliningrado – (RUS)

Árbitro: Damir Skomina (SVN)

Assistentes: Jure Praprotnik (SVN); Robert Vukan (SVN)

Inglaterra: Pickford; Jones, Stones (Maguire) e Cahill; Alexander-Arnold (Welbeck), Loftus-Cheek, Dier, Delph e Rose; Vardy e Rashford. Técnico: Gareth Southgate.

Bélgica: Courtois; Dendoncker, Boyata e Vermaelen (Kompany); Chadli, Fellaini, Dembélé e Thorgan Hazard; Tielemans, Januzaj (Mertens) e Batshuayi. Técnico: Roberto Fernández.

Cartões Amarelos:  Dendoncker  e Tielemans (Bélgica)

Cartões Vermelhos: Não houve.

Gols: Adnan Januzaj – Bélgica (06’ / 2º Tempo)

Público: 33.973 pessoas