Botafogo vence o America-MG e respira na briga contra o rebaixamento

Após perder um pênalti decisivo no último domingo (09) contra o Fluminense, Rodrigo Lindoso se redimiu e marcou o gol que deu a vitória ao Fogão | Divulgação (BFR)

Após um período de três partidas sem vencer, o Botafogo reencontrou o caminho das vitórias neste domingo (16), ao bater o America-MG por 1 a o, no Estádio Nilton Santos, pela vigésima quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Rodrigo Lindoso, de cabeça, fez o gol que tirou o Glorioso da zona da degola e deu um alívio na briga contra o rebaixamento.

Com o resultado, o Fogão chegou aos 29 pontos e pulou para o décimo terceiro lugar, com quatro pontos de distância para o Vasco, primeiro na zona de rebaixamento. Já o Coelho se mantém momentaneamente na décima primeira posição com 30 pontos.

O treinador Adilson Batista escalou o America-MG com a proposta de se defender no Niltão. Utilizando o esquema 4-5-1, com apenas um atacante, o Coelho se fechava e tentava assustar nos contra-ataques. O Botafogo encontrava dificuldades de furar a retranca mineira no primeiro tempo. Com o meio de campo muito povoado e com pouco espaço para criar, as melhores jogadas do Glorioso eram em chutes de longa distância de Leonardo Valencia e em bolas levantadas na área.

Em um desses cruzamentos, Carli quase marcou após tabela de cabeça com seu companheiro de zaga Igor Rabello. Se o argentino não conseguiu abrir o placar, Rodrigo Lindoso marcou logo em seguida. Aos 23, Luiz Fernando fez fila em diagonal e acionou Marcinho na direita, o lateral fez um belo cruzamento e Lindoso apareceu como elemento surpresa para testar e fazer 1 a 0 para o Fogão.

O America-MG tentou volta mais ofensivo para a segunda etapa com a entrada do centroavante Rafael Moura no lugar de Wescley. Aos oito minutos, o Coelho teve boa chance em chute cruzado de Luan. Mesmo com a substituição, a posse de bola continuava sobre controle do Botafogo, só que o time mineiro era muito mais perigoso. Aos 21, Moisés tentou cortar um cruzamento e quase fez contra. Por sorte do lateral, a bola bateu no goleiro Saulo e saiu pela linha de fundo.

Aos poucos, o time carioca foi esfriando o ímpeto do America e o jogo ficou morno. Quando o Coelho ensaiava uma pressão no final, o atacante Luan discutiu com Gilson, que estava no banco de reservas do Botafogo, e os dois foram expulsos. Com um a menos em campo, o time mineiro não teve forças para reagir e o Glorioso garantiu a vitória que o fez respirar na briga contra o rebaixamento.

O Botafogo agora joga contra o Vitória no próximo domingo (23), às 18h, no Barradão, pela vigésima sexta rodada do Brasileirão. Mas antes, enfrenta o Bahia pela Copa Sul-Americana na quinta-feira (20), às 21h:45, na Fonte Nova. Já o America-MG também joga fora de casa contra o São Paulo, no sábado (22), às 16h, no Morumbi.

Botafogo 1  x 0 America-MG

Estádio Nilton Santos (Rio de Janeiro – RJ)

Árbitro: Rodrigo Batista Raposo (DF)

Assistentes: Jose Reinaldo Nascimento Junior (DF) e Luciano Benevides de Souza (DF)

Botafogo: Saulo; Marcinho, Joel Carli, Igor Rabello e Moisés; Jean (Matheus Fernandes), Rodrigo Lindoso, Leonardo Valencia; Luiz Fernando (Rodrigo Pimpão), Erik, Kieza (Aguirre). Técnico: Zé Ricardo.

America-MG: João Ricardo; Noberto (Ruy), Matheus Ferraz, Messias, Carlinhos; Leandro Donizete, David (Robinho), Juninho, Matheusinho, Wesley (Rafael Moura); Luan. Técnico: Adilson Batista.

Cartões amarelos: Jean (Botafogo); Messias (America).

Cartões vermelhos: Gilson (Botafogo); Luan (America)

Gol: Rodrigo Lindoso – Botafogo (23’/1ºT )

Público: 22.089 pagantes e 25.382 presentes

Renda: R$ 222.515