Botafogo vence o Vitória fora de casa e se afasta da zona de rebaixamento

Grande atuação de Erik levou o Botafogo ao triunfo fora de casa | Mauricia da Matta (ECV)

Quando o Vitória abriu o placar antes do primeiro minuto, parecia que a noite seria dos donos da casa no Barradão, onde não perdiam havia mais de um mês. Mas, orquestrado por Erik, que participou de três dos quatro gols, o Botafogo bateu o Vitória por 4 a 3, num duelo direto na briga contra o rebaixamento, em jogo válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, neste domingo (23).

Com o resultado positivo, o Alvinegro de General Severiano, que venceu a primeira partida fora do Rio de Janeiro neste campeonato, deu uma respirada na tabela, chegando aos 32 pontos e ficando com a 11ª colocação.

Vitória e Botafogo fizeram um primeiro tempo animado. Antes do primeiro minuto, a equipe rubro-negra abriu o placar em bela jogada de Lucas Fernandes, que recebeu ótimo lançamento de Yago, limpou Moisés e bateu para marcar: 1 a 0. Os visitantes sentiram o gol e viram o Vitória perder boas oportunidades de ampliar. Só que, aos poucos, o Botafogo foi se soltando e aproveitando os espaços. Foi assim que Kieza recebeu dentro da área e empatou, chutando duas vezes até acertar o cantinho. Depois do gol, foi a vez do Vitória sentir o golpe e ver o rival não perder a oportunidade de virar . Em contra-ataque rápido puxado por Erik, Lindoso recebeu ótimo lançamento rasteiro e fez o segundo gol do Botafogo com estilo, de cavadinha que encobriu o goleiro Ronaldo: 2 a 1 no Barradão.

A segunda etapa conseguiu a proeza de ser ainda mais movimentada. E o Botafogo não perdoou, apesar de sofrer mais um gol no início, quando Wallyson botou a bola na cabeça de Fabiano, que empatou. Só que o Alvinegro tinha Erik. O baixinho veloz, que já tinha dado assistência para Lindoso na primeira etapa, puxou ataque vertical para acionar Moisés antes de Leo Gomes tentar cortar cruzamento e mandar contra o próprio gol: 3 a 2. Para melhorar a situação dos cariocas, Bochecha cruzou, e Erik fez o primeiro dele pelo Botafogo, o quarto da equipe no Barradão. E a contagem só não foi maior porque, aos 40, Erik foi fominha num contra-ataque com três jogadores do Botafogo contra um do Vitória. O meia-atacante chutou em cima de Ronaldo em vez de dar o passe para Pimpão, que ficou furioso. O Vitória, raçudo, conseguiu o terceiro com Maurício e foi com tudo em busca do empate durante sete minutos, mas já era tarde. No fim 4 a 3 para os visitantes.

Agora o próximo compromisso do Botafogo é no domingo (30), contra o São Paulo, no Nilton Santos, às 16h, em duelo da 27ª rodada da competição nacional.

Vitória 3×4 Botafogo

Estádio Barradão (Salvador – BA)

Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo (SP)

Assistentes: Bruno Salgado Rizo (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)

Vitória: Ronaldo; Cedric, Ramon, Lucas Ribeiro e Fabiano; Léo Gomes, Yago, Meli (Wallyson) e Lucas Fernandes; Neilton (Maurício) e Léo Ceará (André Lima). Técnico: Paulo César Carpegiani.

Botafogo: Saulo, Marcinho, Joel Carli, Igor Rabello e Moisés; Jean, Gustavo Bochecha (Matheus Fernandes) e Rodrigo Lindoso; Erik, Luiz Fernando (Rodrigo Pimpão) e Kieza (Brenner). Técnico: Zé Ricardo.

Cartões amarelos: Maurício (Vitória); Erik, Joel Carli, Marcinho e Igor Rabello (Botafogo)

Cartões vermelhos: Não houve

Gols: Lucas Fernandes, 1’/1ºT (1-0); Kieza, 23’/1ºT (1-1); Rodrigo Lindoso, 44’/1ºT (1-2); Fabiano. 6’/2ºT (2-2); Léo Gomes (contra), 8’/2ºT (2-3); Érik, 18’/2ºT (2-4); Maurício, 42’/2ºT (3-4)

Público e Renda: Não foram divulgados.