Brasil em busca do Tetra da Copa do Mundo Sub-17

brasil_sub17Começa nesta sexta-feira (6), na Índia, a Copa do Mundo FIFA de Futebol Sub-17. A grande final está marcada para o dia 28 de outubro, em Calcutá. Ao todo, 24 seleções disputam a competição que tem a Nigéria como maior vencedora, com cinco conquistas (1985, 1993, 2007, 2013 e 2015). Curiosamente, os africanos, atuais bicampeões, não participarão desta edição. O Brasil já levantou a taça três vezes nesta categoria (1997, 1999 e 2003). Na primeira fase a Seleção Brasileira enfrenta Niger, Coreia do Norte e Espanha, adversária da estreia, no sábado (7), em Cochim, às 8h30, no horário de Brasília.

O time brasileiro, comandado pelo técnico Carlos Amadeu, terá 20 atletas no grupo. O 21° convocado seria Vinicius Junior, joia do Flamengo, já negociado com o Real Madrid. O Rubro-Negro havia condicionado a liberação do atacante ao resultado da final da Copa do Brasil. Após a perda do título para o Cruzeiro, a diretoria do clube carioca decidiu não ceder o jogador, que segue com a equipe profissional do Flamengo na disputa do Campeonato Brasileiro e da Copa Sul-Americana.

Para compensar a perda, a Seleção aposta no talento dos jogadores e na preparação do grupo, iniciada no dia 12 de setembro na Granja Comary, em Teresópolis. A delegação chegou ao país-sede da Copa do Mundo Su-17 no último dia 25 de setembro, para adaptação e fase final de treinamentos. Entre os convocados, quatro atuam no futebol carioca: o goleiro Lucas Alexandre e o atacante Paulinho, do Vasco; e o zagueiro Wesley e o atacante Lincoln, do Flamengo.

A Copa do Mundo Sub-17 é vitrine e celeiro de grandes craques do futebol mundial. Nomes como Ronaldinho, Buffon e Xavi são alguns dos que se destacaram nesta categoria e conquistaram a Copa do Mundo principal com suas respectivas seleções. Outros como Neymar, Toni Kroos e James Rodríguez, que se destacam no futebol mundial, também estiveram em edições anteriores da Copa do Mundo Sub-17. A Seleção Brasileira não conquista este título desde 2003, na Finlândia, quando bateu a Espanha na final.

Outra curiosidade é o fato de ser a primeira competição FIFA disputada pela Índia, anfitriã da 17ª edição do torneio. Os indianos chegaram a se classificar para a Copa do Mundo de 1950, no Brasil, porém abriram mão da vaga e não participaram da competição.

Confira os convocados do Brasil:

  •  GOLEIROS

Gabriel Brazão – Cruzeiro

Lucas Alexandre – Vasco da Gama

Yuri Sena – Vitória

  •  DEFENSORES

Wesley – Flamengo

Luan Cândido – Palmeiras

Weverson – São Paulo

Lucas Halter – Atlético Paranaense

Matheus Stockl – Atlético Mineiro

Rodrigo Guth – Atalanta (ITA)

Vitor Eduardo – Palmeiras

  •  MEIAS

Alan de Souza – Palmeiras

Marcos Antônio – Atlético Paranaense

Rodrigo Nestor – São Paulo

Victor Bobsin – Grêmio

Victor Yan – Santos

Vitinho – Corinthians

  •  ATACANTES

Brenner – São Paulo

Lincoln – Flamengo

Paulinho – Vasco da Gama

Yuri Alberto – Santos

Texto: João Oliveira

Imagem: Site da CBF