Brasileiro Sub20: Flamengo encaminha classificação e Botafogo é eliminado

Vitória por 3 a 0 sobre o Figueirense fora de casa deixou o Flamengo perto da classificação | Vinicius Nunes (CRF)

Com Fluminense e Vasco de folga, Flamengo e Botafogo entraram em campo na tarde da última quinta-feira (26) para disputares seus duelos da quarta rodada do Campeonato Brasileiro Sub20. Com resultados bem diferentes as equipes cariocas traçaram distinos opostos na competição. Com um triunfo, fora de casa, o rubro-negro encaminhou sua classificação, enquanto o alvinegro deu adeus ao certame.

Em sua melhor partida até agora no campeonato, o Flamengo venceu o Figueirense, no Estádio Orlando Scarpelli, por 3 a 0. Demonstrando superioridade durante o jogo todo, o rubro-negro desbancou a invencibilidade do alvinegro na competição nacional.

Com total posse de bola, o time carioca começou o jogo criando grandes chances. A primeira foi com Reinier achando Wendel livre dentro da área. Mas o goleiro Vitor estava atento e fez a defesa. Em boa trama de ataque, Klebinho criou mais uma chance aos nove minutos. Aos 35, o lateral passou por três e ao chegar na pequena área foi derrubado. Wendel cobrou e pênalti e abriu o placar para o rubro-negro: 1 a 0. E, aão demorou muito para os Garotos do Ninho ampliarem. Aos 37, Bill criou ótima jogada com velocidade e arriscou o chute, o goleiro do time da casa faz grande defesa, mas na sobra Wendel marcou o segundo.

No segundo tempo o Flamengo continuou superior. Klebinho mais uma vez criou jogada pelo direito cruzando para Vitor Gabriel. O camisa nove da Gávea driblou o goleiro, mas na hora de finalizar perdeu o ângulo e a bola foi na rede pelo lado de fora. Um pouco antes dos 15 minutos Matheus iniciou uma das únicas chances clara para o alvinegro e o goleiro Yago Darub faz grande defesa para o rubro-negro. Passada a metade do segundo tempo saiu o terceiro e último gol da partida. Bill roubou bola na entrada da área e foi para cima do adversário aniquilando o goleiro: Flamengo 3 a 0 Figueirense.

Com esse resultado o time carioca chegou aos seis pontos ficando em terceiro lugar no grupo D. O próximo e último confronto da primeira fase será em casa e contra o Internacional, líder do grupo. O time comandado por Marcinho Torres precisa apenas do empate para garantir vaga na próxima etapa do campeonato. Já o Figueira, apesar de estar na frente do Flamengo por um ponto, precisa vencer a próxima partida pAra se manter vivo na disputa.

EFEITO CORINTHIANS AJUDA A ELIMINAR O BOTAFOGO

No mesmo dia, o Botafogo enfrentou o Sport no Barradão, mas perdeu por 3 a 1, tendo apenas o gol de Mateus Jorge. Com esse resultado o Glorioso não tem mais chances de avançar para a próxima fase da competição nacional. Até o momento, foram três derrotas no campeonato, uma delas dentro de casa.

Após Fábio Carille fechar com time árabe Al Wehda, Osmar Loss assumiu o comando da equipe profissional do Corinthians. Na ausência de técnico na equipe Sub-20, o clube paulista contratou Eduardo Barroca, até então comandante da equipe de juniores do Glorioso.

Derrota para o Vitória deixou o Botafogo sem chances de classificação no Brasileiro Sub20 | Maurícia da Matta (EC Vitória)

Barroca vinha fazendo excelente trabalho no Alvinegro Carioca, nos dois últimos anos que ficou no clube. Em 2016 conquistou o campeonato Brasileiro Sub20 -título mais importante da base do Botafogo- e o Carioca. Em 2017 ganhou o Torneio Otávio Pinto Guimarães (OPG).

Este ano, chegou na final da Taça Guanabara e nas semis do Carioca e Copa do Brasil. O técnico com passagem em todos os grandes carioca, também trabalhou na seleção brasileira na base. Além disso, foi um dos nomes cotados para assumir o elenco profissional do Botafogo no início do ano junto com Felipe Conceição.

Posteriormente a sua saída, quem assumiu a equipe foi o até então auxiliar, Anthoni Santoro. Mas os resultados não foram muito bons. 3 a 0 para o São Paulo, 1 a 0 Cruzeiro dentro de casa e 3 a 1 para o Vitória fez com que a equipe carioca não fizesse um bom início de segundo semestre. O próximo jogo é contra o Coritiba na próxima quarta-feira (01), em Várzea das Moças às 15 horas. Os donos da casa jogam apenas para cumprir tabela.