Carioca 2018: Fique por dentro da competição que começa nesta terça

Depois de dar início a uma fase preliminar ainda no fim de dezembro do ano passado, o Campeonato mais charmoso do Brasil iniciará a sua fase principal nesta terça-feira (16), com a abertura da Taça Guanabara, primeiro turno da competição, com o jogo entre Botafogo e Portuguesa, às 21h30, no Estádio Nilton Santos.

Com um regulamento bem parecido com o de 2017, a principal mudança será com relação aos campeões de turno. As equipes que ficarem com o título da Taça Guanabara e Taça Rio vão para a semifinal do estadual com a vantagem do empate. Caso o mesmo clube vença os dois turnos ganha vaga direta na decisão do Carioca. O adversário sairá após disputa de semifinal e final, em jogo único entre os quatro melhores colocados na classificação geral.

LEIA TAMBÉM: Arbitral define aumento no número de substituições no RJ

Dessa forma, o Livesporte.com preparou para os leitores um Guia do Campeonato Carioca de 2018 com informações sobre contratações, saídas, pré-temproada e colocação na última edição, dos doze participantes. Diverta-se!

GUIA DO CAMPEONATO CARIOCA 2018:

Flamengo: Atual campeão, o rubro-negro disputará ao menos este início de competição com um time formado em sua maioria por jogadores da base. Os medalhões Diego, Everton Ribeiro, Diego Alves e entre outros se reapresentaram apenas no último sábado (13) por conta da disputa da final da Copa Sulamericana que terminou em 13 de dezembro e segundo a comissão técnica serão incluídos no time titular gradativamente.

Em preparação para o Estadual desde o início do mês, o rubro-negro fez apenas um jogo-treino e venceu por 2 a 0, o EC Resende, clube da quarta divisão. De longe o clube carioca com maior poderio financeiro o Flamengo ainda não apresentou oficialmente nenhum reforço para esta temporada. De novidades, apenas a saída de Reinaldo Rueda que se desligou do clube para comandar a seleção chilena e a chegada de Paulo César Carpegiani, novo treinador do maior campeão Estadual. Provável primeiro reforço, Marlos Moreno, já treina com os novos companheiros, mas ainda não foi anunciado oficialmente. A estreia no Estadual será na quarta (17), contra o Volta Redonda, às 21h45, no Raulino de Oliveira.

Flamengo inicia na quarta-feira contra o Volta Redonda, briga para se manter no topo do Rio de Janeiro | Divulgação

Fluminense: Afundando em uma crise financeira muito grande, o tricolor carioca terá um time totalmente repaginado nesta temporada e começa o ano com mais saídas do que chegadas. Jogadores importantes como o zagueiro Henrique, o goleiro Diego Cavalieiri, o lateral direito Welington Silva e o meia Marquinho foram dispensados. O atacante Welington Silva foi negociado com o Internacional-RS, craque Gustava Scarpa resolveu acionar o clube judicialmente, conseguiu um mandado de segurança que rescindiu seu contrato e foi para o Palmeiras. Artilheiro do Brasil em 2017, Henrique Dourado também é outro que pode sair.

Em contrapartida, o Fluminense confirmou a permanência do técnico Abel Braga e contratou apenas dois jogadores. O meia Jadson, ex-Ponte Preta, e o lateral Gilberto ex-Vasco. Com um pré-temporada dividida entre Rio e Estados Unidos, onde disputou a Flórida Cup, o time das Laranjeiras volta do exterior sem nenhuma vitória. Empatou com o PSV-HOL e perdeu nos pênaltis e perdeu por 3 a 1 para o Barcelona-EQU. Vice-campeão em 2017 o Tricolor estreia na quarta (17), contra o Boavista às 16h30, em Saquarema.

Vasco: Em meio a uma grande confusão para saber quem será o presidente do clube a partir de 2018, o Gigante da Colina começa a temporada muito mais preocupado com a Libertadores, que se inicia no fim do mês. Depois de perder jogadores importantes como o zagueiro Anderson Martins, o meia Matheus Vital e o lateral Madson, Vasco se movimentou no mercado financeiro e reforçou o elenco que será comandado por Zé Ricardo. Luiz Gustavo, Rildo, Thiago Galhardo, Rafael Galhardo, Riascos e Erazo são os nomes que reforçarão a equipe de São Januário nesta temporada.

Com uma pré-temporada toda feita no Rio de Janeiro o Vasco disputou apenas um jogo-treino, onde venceu o São Matheus-ES por 4 a 0. Terceiro colocado em 2017, o Vasco estreia na quinta-feira (18), quando enfrenta o Bangu, às 19h30, em São Januário.

Botafogo: Depois de um fim de ano conturbado com a não classificação para a Libertadores de 2018 o Alvinegro de General Severiano começa o ano com algumas novidades e espera fazer uma temporada ainda melhor do que foi a última. De maior impacto, a saída do técnico Jair Ventura que comandará o Santos a partir deste ano. Além do ex-treinador nomes importantes como Roger, que foi para o Internacional-RS e Bruno Silva, vendido ao Cruzeiro-MG, também deixaram o clube. Porém, o clube se mexeu rapidamente no mercado e anunciou as contratações de Leandro Carvalho, Luiz Fernando, Renatinho e Rony.

Além disso, o time da Estrela Solitária efetivou o auxiliar técnico de Jair Ventura, Felipe Conceição, ao cargo de treinador. Após uma pré-temporada temporada realizada toda no Rio de Janeiro e somente um jogo-treino disputado, em que sair derrotado pelo Boavista por 2 a 1, o quarto colocado do último Estadual estreia no Carioca nesta terça-feira (16), às 21h30, contra a Portuguesa, no Estádio Nilton Santos.

Nova Iguaçu: Depois de uma excelente participação no Campeonato Carioca de 2017 que rendeu uma vaga na Copa do Brasil deste ano, o Laranja da Baixada chega bastante confiante para temporada. Com um elenco com nomes do ano passado e também com reforços pontuais a equipe que será comandada por Edson Souza novamente espera poder chegar às semifinais, objetivo que bateu na trave no último ano, quando o Nova Iguaçu ficou muito perto da semifinal do segundo turno e do Estadual.

O retorno do goleiro Jefferson, que estava no Bolívar-BOL e a permanência de atletas como o atacante Adriano, vice-artilheiro do Carioca em 2017, enchem o quinto colocado do Estadual de 2017 de esperança para esta temporada. Com um aproveitamento de 50% nos jogos-treino disputados contra America, EC Resende, Resende FC E Portuguesa, a equipe estreia na quarta-feira (17), contra a Cabofriense, às 16h30, no Laranjão.

Madureira: Dono de participações marcantes no Campeonato Carioca e tradicional clube do Rio de Janeiro, o time da Rua Conselheiro Galvão chega bastante motivado para a temporada e promete fazer bonito no Estadual. Comandado por PC Gusmão e com atletas badalados como o atacante Souza de 35 anos e o meia-atacante Júlio César de 37, além da companhia do bom zagueiro Asilan, o Madureira espera fazer frente junto aos grandes nesta edição do Carioca.

Baixa importante no Tricolor Suburbano foi a saída do meia Ryan, que iria disputar a competição pela equipe, mas acertou com o Vila Nova-GO. Sexto colocado em 2017, o Madureira estreia contra o Macaé, na quarta-feira (17), às 16h30, na Rua Conselheiro Galvão.

Volta Redonda: Depois de passar muito perto de conquistar o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro, o Voltaço vem preparado para fazer bonito no Campeonato Carioca. Sob o comando de Felipe Surian, técnico que tirou a equipe da Série D e quase levou à segunda divisão nacional, além de conquistar o título da Taça Rio em 2016, o Tricolor de Aço acredita que com reforços como Vinícius Pacheco, Dija Baiano e o atacante Anselmo, ex-Fortaleza pode chegar às semifinais do Estadual.

Depois de sete jogos-treino na pré-temporada, com duas vitórias, dois empates e três derrotas, o sétimo colocado do Estadual de 2017 estreia na quarta-feira (17), contra o atual campeão, o Flamengo às 21h45, em Volta Redonda.

Boavista: Adotando uma nova estratégia para a temporada de 2018, quando disputará o Campeonato Carioca sem contratações milionárias, o Verdão de Saquarema chega para disputa do Estadual como o atual campeão da Copa Rio e sob o comando de Eduardo Allax, junto de  nomes já conhecidos do torcedor que permanecem no elenco, como Júlio Cesar, Fellype Gabriel, Leandrão e Rafael a equipe da Região dos Lagos espera fazer uma boa campanha.

Após uma pré-temporada sofisticada, em que o time de Bacaxá passou por um período de treinamentos nos Emirados Árabes Unidos e disputou cinco jogos-treino contra equipes locais, o oitava colocado da última edição do Estadual terminou a preparação no Centro de Treinamentos da CBV, em Saquarema, e estreia contra o Fluminense, na quarta-feira (17), às 16h30, no Elcyr Resende.

Portuguesa: Cheia de contratações e bastante repaginada em relação à equipe que disputou a última temporada, a Lusa chega ao Carioca de 2018 com objetivo de fazer sua melhor participação na história da competição e tem a Copa do Brasil e a Série D como objetivos a serem alcançados através do Estadual. Com João Carlos Ângelo, treinador que livrou a equipe insulana de disputar a fase preliminar deste ano, no comando técnico a Portuguesa terá nomes tarimbados do futebol nacional no elenco. O atacante Alexandro, o goleiro Milton Raphael e o volante Ygor são alguns deles.

Após uma preparação iniciada ainda em novembro passado, a equipe da Ilha do Governador conquistou o título da Copa Rubro-Verde, competição amistosa realizada em São Paulo, junto de outras três Portuguesas do Brasil. E é dessa forma, já com um título na bagagem que a nona colocada do último Campeonato Carioca abre a edição deste ano em jogo contra o Botafogo, nesta terça-feira (16), às 21h30, no Estádio Nilton Santos.

Bangu: Após passar um sufoco na última temporada e quase ter que disputar a fase preliminar do Campeonato Carioca em 2018, o Alvirrubro da Zona Oeste chega reformulado para esta temporada e promete ter como grande reforço o jogo coletivo. Comandado por Alfredo Sampaio e com Almir como grande nome, o Bangu espera conseguir uma vaga em competições nacionais, além de repetir as boas campanhas do passado histórico.

Depois de alguns dias de preparação no Rio de Janeiro, a equipe de Moça Bonita fez a parte final da pré-temporada em Pinheiral, no Sul do Estado, onde fez jogos-treino para dar ritmo aos atletas. No último deles, o décimo colocado do Campeonato Estadual de 2017, venceu o São Matheus-ES por 5 a 0. A estreia será na quinta-feira (18), contra o Vasco, às 19h30, em São Januário.

Macaé e Cabofriense foram as duas últimas equipes a confirmarem vaga na fase principal do Estadual| Marcos Faria Melo

Macaé: Segundo colocado da fase preliminar do Campeonato Carioca o Alvianil Praiano ganhou o direito de voltar à fase principal da competição e entrará no Grupo C ao lado de Boavista, Botafogo, Fluminense, Madureira e Portuguesa. Já em atividade desde o fim do mês passado o Macaé espera que o ritmo de jogo ajude seus atletas a levar vantagem nos confrontos diante de equipes que estarão iniciando a temporada a partir desta semana.

Comando por Josué Teixeira, treinador no título da Série C do Campeonato Brasileiro em 2014, e com nomes como Pìpico e Diego Sales que tiveram grandes atuações nos jogos da fase anterior, a equipe alvianil espera repetir as boas campanhas de anos passados e apagar a péssima campanha de 2017. A estreia será na quarta-feira (17), contra o Madureira, às 16h30, no Estádio Aniceto Moscoso, na Rua Conselheiro Galvão.

Cabofriense: Líder da primeira fase do Campeonato Carioca e dono do melhor futebol apresentado no Rio de Janeiro até o momento o Tricolor Praiano teve apenas uma derrota nos cinco jogos que disputou anteriormente e por isso, voltou à fase principal do Estadual entrando no grupo B, ao lado de Flamengo, Vasco, Bangu, Nova Iguaçu e Volta Redonda.

Com Antonio Carlos Roy como técnico da equipe e Claudio Pitbull no ataque, jogador com passagens por grandes clubes do futebol brasileiro, como o Grêmio, por exemplo, a Cabofriense espera que o bom futebol apresentado na primeira parte do campeonato seja um diferencial a partir desta fase. A estreia da equipe será na quarta-feira (17), contra o Nova Iguaçu, às 16h30, no Estádio Jânio de Moraes.