Cariocão 2018 começa dia 20 de dezembro e tem só uma novidade no regulamento

Sem títuloSorteio (Foto: Úrsula Nery – Agência FERJ)

“O futuro já começou!”, dirá a vinheta na TV pelos idos de dezembro. E, no que diz respeito ao Campeonato Carioca, será a mais pura verdade. É que a edição de 2018 do mais charmoso estadual do país começa ainda em 2017. Devido ao arrocho de datas em virtude da Copa do Mundo da Rússia, o Conselho Arbitral da Federação definiu, na tarde desta quarta (4), que a primeira fase do torneio terá início no dia 20 de dezembro. Quanto ao regulamento, uma única novidade: se um time vencer os dois turnos, garante vaga na final, com a vantagem do empate.

Os jogos praticamente em meio às festas envolvem somente as equipes do Grupo A do Campeonato. Isto é: times que disputam a primeira fase do torneio, um hexagonal valendo duas vagas nos turnos da competição. São elas: Resende, Macaé, Bonsucesso, Cabofriense e os recém-promovidos Goytacaz e América.

Já a Taça Guanabara, o primeiro turno do Cariocão, começa no dia 17 de janeiro e já tem grupos definidos. No Grupo B estão Flamengo, Vasco, Nova Iguaçu, Volta Redonda, Bangu e o 1º colocado da primeira fase. O Grupo C é formado por Fluminense, Botafogo, Madureira, Boavista, Portuguesa e a segunda melhor equipe do Grupo A.

Os clássicos serão de mando da Federação, necessariamente no Maracanã ou no Estádio Nilton Santos, e sempre com arquibancadas divididas. O primeiro deles, na segunda rodada do primeiro turno, é o “Clássico Vovô”. Botafogo e Fluminense se enfrentam no dia 21 de janeiro. Uma semana depois, Flamengo e Vasco fazem o “Clássico dos Milhões”.

A fórmula de disputa é a mesma da última edição: na Taça Guanabara, equipes enfrentam os rivais dentro de seus grupos, enquanto que na Taça Rio os duelos se dão entre equipes do Grupo B contra times do Grupo C. Ao final de ambos os turnos, os dois melhores de cada chave avançam e decidem o vencedor de cada etapa em semifinais e, posteriormente, finais. Os campeões da Taça Guanabara e da Taça Rio passam às semifinais do Campeonato, onde enfrentam as duas equipes de melhor campanha na disputa geral.

A novidade, porém, é que, caso uma mesma equipe vença os dois turnos, a mesma garante classificação direta à final e ainda leva a vantagem do empate para a decisão, que passa a ser em jogo único. Nesse caso, os quatro times de melhor campanha decidem, em semifinal e final, quem briga pela taça com o campeão das Taças Guanabara e Rio. A finalíssima do Campeonato Carioca 2018 está prevista para o dia 8 de abril.