Com uma atuação de gala e direito a gol do estreante Henrique Dourado, o Flamengo venceu o Botafogo por 3 a 1 na tarde deste sábado (10), no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda e se garantiu na final da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, para enfrentar o Boavista, que empatou com o Bangu na última quinta-feira (08) e avançou à decisão.
O primeiro tempo do confronto na Cidade do Aço foi marcado por um amplo domínio da equipe rubro-negra. Aproveitando-se da estreia do centroavante Henrique Dourado, de boa estatura, e dos grandes zagueiros Réver e Juan, o Flamengo que tinha um quarteto de ataque bem inspirado na etapa inicial, mostrou mais uma vez ótima movimentação, e abusou das jogadas áreas, tormento para defesa do Botafogo nesta temporada, que sofreu cinco de seis gols até o momento, dessa forma.
Com isso, após boas chances de Réver e Henrique Dourado, foi o baixinho Éverton que abriu o placar para os mandantes aos 35 minutos. Depois de cruzamento certeiro de Diego em cobrança de falta, o camisa 22 da Gávea subiu sozinho dentro da área testou para o fundo das redes e saiu para comemorar com a torcida. Fim do primeiro tempo, Flamengo 1 a 0.
Depois de uma ótima atuação nos 45 minutos iniciais, um lance levou a torcida do Flamengo ao delírio, logo aos três minutos da etapa final. Diego cruzou para dentro da área, Paquetá escorou para o meio, e Henrique Dourado tocou de primeira, com a perna direita, no cantinho, para marcar seu primeiro gol pelo Flamengo: 2 a 0 para o rubro-negro. Na comemoração, atacante fez a tradicional “ceifada”.
Após o segundo gol, a equipe rubro-negra diminuiu o ritmo e viu o Botafogo descontar aos 23 minutos, quando Renantinho puxou contra-ataque e lançou Kieza nas costas de Réver. O atacante chutou forte da entrada da área, marcou seu primeiro com a camisa alvinegra e diminuiu: 2 a 1 no placar do Raulino de Oliveira. Com da equipe de General Severiano o panorama da partida mudou. O Flamengo já não atacava mais com a mesma facilidade e o Botafogo, apesar de ter a bola e tentar buscar o empate na base da vontade, não tinha organização.
Já nos acréscimos e com o fim da partida bem próximo, Viníciu Jr recebeu passe de Éverton na entrada da área, bateu colocado e fez o terceiro gol do Flamengo no duelo. Na comemoração, atacante fez o tradicional gesto de “chororô”, levou cartão amarelo e causou um princípio de confusão.
Agora, o Botafogo tem cerca de dez dias de treinamentos até a estreia na Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca, quando enfrentará o Nova Iguaçu, na quinta-feira (22). Já o Flamengo vai se preparar ao longo da semana para no domingo (18), encarar o Boavista, às 17h, provavelmente no Estádio Nilton Santos, no duelo que valerá o título da Taça Guanabara.
Flamengo 3 x 1 Botafogo
Estádio Raulino de Oliveira (Volta Redonda
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Botafogo: Jefferson; Arnaldo, Marcelo, Igor Rabello e Gilson; Matheus Fernandes, João Paulo e Valencia (Renatinho); Pimpão (Ezequiel), Brenner (Kieza) e Luiz Fernando. Técnico: Felipe Conceição
Cartões amarelos: Lucas Paquetá (Flamengo, Gilson, Matheus Fernandes e Ezequiel (Botafogo)
Cartões vermelhos: Não houve
Gols: Éverton – Flamengo (25/1º tempo), Henrique Dourado – Flamengo (03/2º tempo), Kieza – Botafogo (23/2º tempo) e Vinícius Jr- Flamengo (48/2º tempo)
Público: 5.460 pagantes e 6955 público presente
Renda: R$ 257.600,00