Colômbia goleia a Polônia, vence a primeira e segue viva na Copa

A Colômbia se recuperou da derrota sofrida para o Japão a última segunda-feira (24), em grande estilo. Com gols de Mina, Falcao e Cuadrado e ótima atuação de James Rodríguez derrotou a Polônia por 3 a 0, na tarde deste domingo (24), na Arena Kazan e eliminou o primeiro cabeça-de-chave da Copa do Mundo de 2018.

A última rodada do Grupo H acontecerá na próxima quinta-feira (28), com os dois jogos às 11h (de Brasília). A Colômbia enfrenta o líder da chave Senegal no Estádio de Samara, enquanto a Polônia encara o Japão no Estádio de Volvogrado. Asiáticos e africanos têm a vantagem do empate em seus jogos e os colombianos precisam vencer para não depender de outro resultado, em caso de empate precisam torcer por uma derrota japonesa.

A Polônia começou a partida pressionando bastante, até dando a impressão de que iria manter este ritmo. Mas passado o aperto, o time colombiano assumiu a posse de bola do jogo e dominou o meio de campo. Mesmo ficando sem Aguilar, que saiu de maca após choque com Piszczek e foi substituído por Uribe, o time não sentiu a perda, e poucos minutos depois, Cuadrado quase fez um golaço em jogada individual em um curto espaço de campo. Aos 38, de tanto pressionar, a Colômbia abriu o marcador. O ex-palmeirense Mina recebeu um cruzamento perfeito de James Rodriguez, subiu mais alto que todo mundo e lá de cima cabeceou para o fundo das redes: 1 a 0 em Kazan.

Pode-se até dizer que a Polônia teve chance de empatar o duelo no segundo tempo. Aos 12, o goleiro Ospina salvou um chute à queima-roupa de Lewandowski, que poderia ter mudado a história do jogo se fosse gol. Mas o que se viu na etapa final foi uma ótima atuação da Colômbia. Aos 23 minutos, Quintero recebeu na intermediária e deu um passe perfeito para Falcao Garcia. O maior artilheiro da história da seleção colombiana só teve o trabalho de tirar do goleiro para anotar o seu primeiro gol em mundiais: 2 a 0 no placar.

O camisa dez Jamez Rodriguez não fez o dele, mas foi um dos maiores destaques do jogo. Aos 29, deu um passe genial para Cuadrado, livre, correr da intermediária e colocar no canto direito do goleiro polonês, fechando o marcador do confronto: 3 a 0 e vitória colombiana.

Polônia 0x3 Colômbia

Local: Arena Kazan, Kazan (RUS)

Árbitro: Cesar Arturo Ramos (MEX)

Assistentes: Marvin Torrentera (MEX) e Miguel Hernandez (MEX)

Polônia: Szczesny, Piszczek, Bednarek, Pazdan (Glik); Krychowiak, Goralski, Bereszynski (Teodorczyk), Rybus, Zielinski; Lewandowski, Kownacki (Grosicki). Técnico: Adam Nawalka.

Colômbia: Ospina, Arias, Davinson Sánchez, Mina, Mojica; Barrios, Aguilar (Uribe), Juan Cuadrado, Quintero (Lerma), James Rodríguez; Falcao (Bacca). Técnico: José Pékerman.

Cartões amarelos: Bednarek, Goralski (Polônia)

Cartões vermelhos: Não houve

Gols: Yerry Mina (40’/1ºT) (0-1), Falcao García (25’/2ºT) (0-2), Cuadrado (30’/2ºT)(0-3)