Botafogo bate Flamengo e está na final do Campeonato Carioca

Os jogadores do Glorioso comemoraram muito a classificação para a final do Campeonato Carioca | Vitor Silva (SS Press BFR)

Flamengo e Botafogo decidiram na noite desta quarta-feira (28) uma vaga para a final do Campeonato Carioca. O Glorioso bateu o Rubro-negro por 1 a 0, com gol do atacante Luiz Fernando. A equipe de General Severiano não se intimidou com a vantagem de jogar pelo empate do Fla e agora espera o vencedor do jogo entre Fluminense e Vasco, nesta quinta-feira (29), para decidir a competição.

O Botafogo iniciou o jogo com a postura ofensiva já que necessitava da vitória para chegar à final. Aos oito minutos, Rhodolfo bobeou ao dominar a bola e Luiz Fernando se aproveitou. O meia chutou forte só que a redonda saiu pela linha de fundo. O Flamengo tinha mais posse de bola, mas o Glorioso levava mais perigo. Aos 16, lance polêmico na partida. Em cruzamento na área feito pelo lateral do Botafogo Moisés, Joel Carli teve sua passagem impedida por um soco do meia rubro-negro Diego. A reclamação de pênalti foi intensa, mas o árbitro Marcelo de Lima Henrique mandou o jogo seguir.

O Bota continuou na pressão e aos 19, Diego Alves fez grande defesa em cabeçada de Igor Rabello. O Rubro-negro só foi criar uma chance de perigo aos 24. Diego cobrou escanteio, Réver escorou para Arão e o volante cabeceou para o gol. A bola passou muito perto da trave direita de Jefferson. Quando o Fla parecia tomar o controle da partida, o Glorioso foi mortal. Em troca de passes trabalhada, Marcinho cruzou rasteiro para Luiz Fernando, de primeira, estufar a rede da equipe da Gávea: 1 a 0 para o Fogão!

O atacante Luiz Fernando marcou o gol decisivo do jogo e provocou a torcida rubro-negra | Vitor Silva ( SS Press BFR)

O técnico Paulo César Carpegiani colocou o Flamengo para frente na segunda etapa. Tirou o volante William Arão para a entrada do meia-atacante Geuvânio. O Botafogo se acuou e os jogadores rubro-negros começaram a pressionar cruzando bolas na área. Aos 13, Paquetá cabeceou e Jefferson defendeu firme. A defesa do Glorioso conseguia se sair melhor no jogo aéreo. Até que aos 30, Dourado conseguiu se desvencilhar da marcação e testou com força na trave. O Fla fez de tudo e criou outras oportunidades com Geuvânio e Marlos Moreno, porém, o fogão se segurou e garantiu vaga na final do Campeonato Carioca no próximo domingo (01).

Flamengo 0 x 1 Botafogo

Estádio Maracanã (Rio de Janeiro)

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique

Assistentes: Wagner de Almeida Santos e Daniel do Espírito Santo Parro

Flamengo: Diego Alves; Pará, Réver, Rhodolfo e Everton; Jonas (Cuellar), Willian Arão (Geuvânio), Lucas Paquetá (Marlos Moreno), Diego;Vinicius Junior, Henrique Dourado. Técnico: Paulo César Carpegiani.

Botafogo: Jefferson; Marcinho, Joel Carli, Igor Rabello, Moisés; Marcelo, Rodrigo Lindoso, Luiz Fernando, Leonardo Valencia (Rodrigo Pimpão), Renatinho (Marcelo Benevenuto); Brenner (Pachu). Técnico: Alberto Valentim.

Cartões amarelos:Jonas, Cuellar (Flamengo); Jefferson, Igor Rabello, Brenner (Botafogo).

Cartões vermelhos: Não houve.

Gols: Luiz Fernando – Botafogo (38/1º tempo).