Atual vice-campeão, o Flamengo estreou com vitória na Copa do Brasil. Jogando no Moisés Lucarelli e sem torcida – já que o Ministério Público de São Paulo não permite que a Macaca receba visitantes ainda por conta de problemas ocorridos no Campeonato Brasileiro do último ano – o time carioca venceu a Ponte Preta por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (02), no duelo de ida das oitavas de final, e leva a vantagem do empate para o segundo jogo.
Apesar de visitante, os rubro-negros tomaram a iniciativa do jogo. Com mais posse de bola, o time do técnico Maurício Barbieri teve mais volume, mas encontrou dificuldades para criar. No entanto, apresentou alguma evolução, trocando mais passes e fazendo menos “chuveirinhos”. Quando o primeiro tempo dava a entender que terminaria sem gols, surgiu de uma bela trama pelo lado do Flamengo. Everton Ribeiro descolou lindo passe para Lucas Paquetá e o camisa 11 encontrou Dourado, livre de marcação dentro da área, pronto para escorar a bola para o fundo das redes e fazer 1 a 0 no placar da partida.
Ao contrário dos 45 minutos iniciais, a etapa final foi animada. A Ponte Preta saiu mais para o jogo em busca do empate, mas também deixou espaços. A Macaca esteve próxima do gol com Felippe Cardoso, já nos minutos finais, quando após falha de Léo Duarte, o centroavante carimbou o travessão e, em seguida, parou em defesa de Diego Alves. O Flamengo teve chances de ampliar com Vinicius Junior, Everton Ribeiro e Jean Lucas, mas não conseguiu. De toda forma, o time carioca deixou Campinas com um bom resultado.
Com a vitória, o Flamengo joga por um empate, no Rio de Janeiro, para avançar às quartas de final da Copa do Brasil. A Ponte Preta, por sua vez, não tem outra opção que não seja vencer. Caso a Macaca vença por 1 a 0, a decisão da vaga será nos pênaltis. Qualquer outro placar favorável à Ponte classifica a equipe de Campinas. Vale lembrar que, nesta temporada, a competição não tem mais o critério de desempate do gol qualificado.
Antes de enfrentar a Ponte pelo jogo de volta, na próxima quinta-feira (10), às 19h30, no Maracanã, o Flamengo volta a campo no domingo (06), às 16h, quando medirá forças com o Internacional, também no Maracanã. O duelo pode marcar a volta de Paolo Guerrero aos gramados; o atacante cumpre suspenção – que terminar nesta quinta – por dopping, desde novembro de 2017.
Ponte Preta 0x1 Flamengo
Estádio Moisés Lucarelli (Campinas – SP)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Leirson Peng Martins (RS) e Lucio Beiersdforf Flor (RS)
Ponte Preta: Ivan; Igor, Renan Fonseca, Reynaldo e Marciel; André Castro, Lucas Mineiro e Tiago Real (Paulinho); Orinho (Júnior Santos), Felipe Saraiva (Aaron) e Felippe Cardoso. Técnico: Doriva.
Flamengo: Diego Alves; Rodinei, Léo Duarte, Réver e Renê; Cuéllar, Lucas Paquetá, Everton Ribeiro (Pará), Vinicius Junior (Marlos) e Geuvânio (Jean Lucas); Henrique Dourado. Técnico: Maurício Barbieri.
Cartão amarelo: André Castro (Ponte Preta)
Gols: Henrique Dourado – Flamengo (32’/1º tempo)
Público: 9789 presentes
Renda: R$95.805,00