FERJ divulga regulamentos das Séries B1 e B2

Por: Daniel Pereira

As Séries B1 – segunda- e B2 – terceira divisão- do Campeonato Carioca já têm regulamento definido para 2018. A reunião feita pelo Conselho Arbitral junto aos clubes integrantes das duas séries, na tarde desta teça-feira (27), na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, definiu mudanças em relação ao ano de 2017.  Rubens Lopes, Presidente da Ferj, comandou as ações.

As principais alterações são sobre a fase final dos campeonatos. Em 2017, o regulamento das Séries B1 e B2 era rigorosamente igual ao da Série A do Campeonato Estadual. As equipes eram divididas em dois grupos disputando dois turnos e os campeões se classificavam, junto aos dois times de melhor rendimento no somatório dos pontos do longo da competição, para a disputa da semifinal geral, que era feita em partida única com mando e vantagem do empate para o time de melhor campanha. Enquanto, a final era feita em jogos de ida e volta, com os finalistas garantindo o acesso à elite do futebol carioca.

Para 2018, as semifinais não serão decididas em jogo único, e sim, em jogos de ida e volta. Já a final passará a ser definida em partida única, com campo neutro e os finalistas continuam tendo garantido direito ao acesso.Além das mudanças no formato do campeonato, ficou decidido que as partidas do Campeonato Carioca Sub20 serão preliminares dos profissionais das séries B1 e B2.

A data de início das competições só será decidida em 19 de março, dia que ficou agendada uma nova reunião do Conselho Arbitral para sortear as tabelas dos dois campeonatos.