Festival de cinema de futebol, CINEfoot chega a sua oitava edição e tem início nesta quinta, no Rio

Cinefoot começa nesta quinta no Rio | Foto: Divulgação

Acostumado a reunir duas paixões, o cinema e o futebol, o festival CINEfoot inicia nesta quinta-feira, às 20h30, sua oitava edição, que será aberta no Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo, com a exibição de um longa inédito: “Dentro de um Vulcão – A Ascensão do Futebol Islandês”, de Saevar Gudmundsson, que permitirá ao público conhecer um pouco mais sobre a geração dourada do futebol da Islândia que, na Rússia, em 2018, estará presente pela primeira vez em uma Copa do Mundo.

Além das tradicionais mostras competitivas de curtas e longas-metragens que ocorrem, exclusivamente, no Espaço Itaú de Cinema (Praia de Botafogo), de 23/11 a 28/11, a edição de 2017 do CINEfoot chega pela primeira vez a Niterói, no Cine Arte UFF, em Icaraí, de 24/11 a 29/11. O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Centro, recebe a mostra especial criada pela organização do festival esse ano, batizada de “Geraldinos & Arquibaldos”. A já consagrada “Mostra Dente de Leite”, voltada para o público infanto juvenil, ocorre no mesmo local, de 24/11 a 27/11. Já o Centro Cultural Justiça Federal apresenta a mostra “Prorrogação”, 30/11 a 3/12.

A oitava edição do CINEfoot contará com 42 filmes sobre a arte dos gramados, sendo 17 brasileiros e 22 internacionais, oriundos de países como França, Grécia, Rússia, Islândia, Itália, México, Argentina, Inglaterra, Uruguai, Equador e Alemanha; além de três co-produções: Brasil/Inglaterra, Alemanha/Irã e Líbano/USA e homenageará o polêmico e irreverente João Saldanha, com a exibição do documentário “João Saldanha”, dirigido por André Iki Siqueira e Beto Macedo. O filme, que retrata a vida do ex-jogador e técnico de futebol consagrado como um dos maiores comentaristas do esporte no país, será exibido no sábado, 26.

Para garantir seu ingresso para a sessão de abertura, no dia 23/11 às 20h30 no Espaço Itaú de Cinema (Praia de Botafogo, 316), clique aqui.