Flamengo bate o Botafogo e mantém liderança do Brasileiro

Sete minutos. Foi esse o tempo necessário para o Flamengo abrir 2 a 0 no Botafogo e resolver o clássico da noite deste sábado (21), no Maracanã. Com Matheus Savio – um protagonista improvável – fazendo um golaço, e Lucas Paquetá novamente balançando as redes, o Rubro-Negro dominou o jogo desde o início, se aproveitou da fragilidade defensiva do Alvinegro e se garantiu na liderança do Campeonato Brasileiro por pelo menos mais uma rodada.

Com o resultado o Flamengo chegou aos 30 pontos e abriu quatro de diferença para o São Paulo, segundo colocado com 26. Contudo, o Tricolor Paulista enfrenta o Corinthians ainda esta noite, no Morumbi.

Quem atrasou para entrar no Maracanã perdeu a principal parte do clássico. Logo aos quatro minutos, Matheus Savio, titular na vaga do lesionado Marlos, recebeu na ponta esquerda, balançou na frente de Luis Ricardo e deu um bonito tapa no ângulo de Jefferson, que só olhou: 1 a 0 Flamengo. E não deu tempo do Botafogo respirar. Aos sete, o camisa 22, em jogada semelhante, optou pelo cruzamento. Diego dividiu com o marcador, e a bola sobrou na entrada da pequena área para Lucas Paquetá, que tocou antes de Jefferson e marcou o segundo do rubro-negro na partida.

Atordoado, o Alvinegro tentou fechar a casa, completamente aberta, mesmo com três volantes. As principais saídas foram pelo lado esquerdo, com Moisés. Já perto do fim, levou perigo em uma arrancada do lateral. Kieza recebeu com liberdade, mas não achou o gol em chute mascado.

Com a vantagem no placar, o Flamengo voltou para administrar o jogo na etapa final. Correndo atrás do prejuízo, Marcos Paquetá lançou Aguirre na vaga de Jean e viu o atacante criar boa oportunidade pela esquerda. Mas parou por aí. Com Leo Valencia apagado e sem criatividade, o Alvinegro só assustou na reta finalno chuveirinho, quando Luiz Fernando encontrou o cantinho de Diego Alves em cabeçada, mas viu o goleiro fazer grande defesa. Satisfeito com o resultado, o rubro-negro praticamente não levou perigo ao gol do Botafogo na segunda etapa.

Agora, o Flamengo volta a campo na próxima quarta-feira (25), quando enfrentará o Santos, fora de casa, na Vila Belmiro, em duelo da décima quinta rodada do Campeonato Brasileiro, às 21h45.

Flamengo 2 x 0 Botafogo

Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)

Auxiliares: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Gustavo Rodrigues (SP)

Flamengo: Diego Alves, Rodinei, Réver, Léo Duarte, Renê, Cuéllar, Diego, Lucas Paquetá, Matheus Sávio (Pará 26’/2ºT), Fernando Uribe (Willian Arão 39’/2º T), Paolo Guerrero (Lincoln 26’/2º T). Técnico: Maurício Barbieri.

Botafogo: Jefferson (Saulo 16’/1º T), Luis Ricardo, Joel Carli, Igor Rabello, Moisés, Rodrigo Lindoso, M. Fernandes, Jean (Aguirre 0’/2º T), Leo Valencia, Rodrigo Pimpão, Kieza (Luiz Fernando 32’/2ºT). Técnico: Marcos Paquetá.

Cartões amarelos: Luiz Fernando (Botafogo)

Cartões vermelhos: Aguirre (Botafogo)

Gols: Matheus Sávio – Flamengo (04’/1º tempo) e Lucas Paquetá – Flamengo (07’/1º tempo)

Público: 39.261 pagantes e 42.182 presentes

Renda: R$ 1.121.892,60