Elenco sub-17 do Flamengo celebra título Carioca conquistado sobre o Flamengo, na Gávea | Divulgação/Flamengo

Flamengo vence Botafogo e garante bicampeonato no Carioca sub-17

Mais uma vez frente a frente, Flamengo e Botafogo se enfrentaram pela oitava vez neste Campeonato Carioca Sub-17. Agora para decidir o título da competição. Com a vantagem do empate, após a vitória por 2 a 1 no Nilton Santos, os rubro-negros foram para cima e venceram por 2 a 0, com gols de Vitor Gabriel e Marx Lenin.

O Flamengo entrou para decidir. Se mandou para o ataque após o apito inicial, e inaugurou o marcador logo na primeira finalização. Aos 9 minutos, em rápida triangulação pela direita, o lateral Braian recebeu livre e cruzou para Vitor Gabriel. Ele cabeceou de costas para fazer seu 15º gol na competição, se igualando a Yuri César na artilharia do campeonato. Mesmo com a vantagem o Fla continuava impondo seu ritmo em campo, aproveitando a apatia da equipe Alvinegra. E o caminho era mesmo o lado direito. Aos 16 minutos, Yuri tocou para Braian, que deu mais uma assistência, agora para Marx Lenin, que chegou batendo de primeira, sem chances para o arqueiro André. Era o segundo gol rubro-negro na decisão.

O Botafogo demorou para assustar. Após a parada técnica, a equipe comandada por Phelippe Leal voltou um pouco melhor e teve algumas oportunidades. A primeira delas com Barbosa. O camisa 11 do Bota bateu forte, mas Victor Hugo fez a defesa com segurança. Aos 26, após bate rebate a bola sobrou para Ferrugem dentro da área. Victor Hugo, mais uma vez, fez grande defesa, mantendo a boa vantagem para os donos da casa. Mesmo um pouco melhor no jogo, a equipe alvinegra não conseguiu balanças as redes.

Na segunda etapa, o Bota voltou com o mesmo ímpeto do fim dos primeiros 45 minutos. Logo no primeiro minuto, Guilherme Barbosa cobrou falta pelo lado direito. O dono da meta do Fla fez mais uma grande defesa, Basseto já ia colocar a bola nas redes quando Braian se antecipou ao lateral e tirou o perigo em cima da linha. Após essa pressão inicial, o Flamengo conseguiu acertar a marcação e passou a administrar o resultado.

Os torcedores Rubro Negros, já comemoravam o bicampeonato quando, aos 43 minutos, Henrique soltou uma bomba na trave, quase fazendo o terceiro. Depois, foi só comemorar o Bicampeonato Carioca do Fla na categoria. Destaque da final, o lateral Braian, de 16 anos, falou sobre a conquista.

– Resultado importantíssimo. Foram jogos muito difíceis contra o Botafogo durante todo o campeonato, mas Graças a Deus fomos premiados com essa vitória e consequentemente com o título – afirmou o lateral direito do Fla, autor das duas assistências.