Gaúchos e maranhenses decidem “Brasileirão” do Futebol de 5

📷 Jogador Nonato (Foto: Divulgação CBDV)

Foi suado, mas a Agafuc, do Rio Grande do Sul, e o Cedemac, do Maranhão superaram seus adversários nas semifinais deste sábado (7) e decidem, no domingo (8), no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, na Bahia, o título da Copa Loterias Caixa de Futebol de 5, algo como o Brasileirão da modalidade. As duas equipes venceram seus confrontos pelo placar de 1 a 0 e agora buscam o caneco.

Para os gaúchos, será a oportunidade de fazer valer a melhor campanha da primeira fase e reconquistar o título, já que venceram há não muito tempo, em 2015. Já para os maranhenses, que ficaram apenas em sexto na classificação geral da fase de grupos, um eventual troféu terá sabor todo especial, já que a equipe acabou de ascender, em 2016, da Série B à elite do torneio.

Nos duelos deste sábado, a Agafuc teve a dura missão de enfrentar os atuais campeões e donos da casa, o time do ICB-BA. Em jogo disputado e cheio de craques campeões olímpicos com a Seleção Brasileira no Rio de Janeiro, ano passado, o equilíbrio foi a tônica. Apenas após uma irregularidade do goleiro da equipe baiana, é que o placar foi aberto na cobrança de pênalti de Nonato. Os donos da casa ainda tentaram pressionar nos instantes finais, mas não foi o bastante para tirar a vaga dos gaúchos.

– Sabemos da qualidade do time deles e, para nós, é sempre uma motivação ganhar de uma equipe que é heptacampeã brasileira. Agora, vamos descansar, focar no trabalho e, amanhã, fazer um grande o jogo para conquistar o título – comemorou Nonato, em entrevista ao canal por assinatura Sportv após a partida.

Na outra semi, o Cedemac soube valorizar a posse de bola e se aproveitou de uma jogada ensaiada para abrir o placar sobre a Urece-RJ, oas 14 minutos do segundo tempo, com Jardiel. Sem Liwingston, um de seus principais jogadores, desqualificado por excesso de faltas, o time carioca não teve forças para buscar a reação.

– Sair da Série B e chegar na final da principal competição do país é incrível. Em 2011, fomos vice-campeões e agora, no mínimo, repetimos este feito. Mas a final é uma nova história e vamos lutar para levar este título para o Maranhão – garantiu o autor do gol da classificação, Jardiel.

A decisão entre Agafuc-RS e Cedemac-MA começa às 9h30m deste domingo (8). Antes, às 7h40m, ICB-BA e Urece-RJ se enfrentam na disputa pelo terceiro lugar do torneio.