Goyta marca nos acréscimos, derrota o America e vence a primeira no Carioca

Foi com muita emoção que o Goytacaz, com gol salvador de Luquinha – herói do acesso à elite do futebol carioca após 25 anos -, venceu o America por 2 a 1, na tarde deste sábado (06), em duelo válido pela terceira rodada da fase preliminar do Campeonato Carioca, no Estádio Elcyr Resende de Mendonça, em Saquarema, e se manteve vivo por uma vaga na próxima fase do Campeonato Carioca. Após a terceira derrota seguida, em três jogos, o America não tem mais chances de classificação e precisa reunir forças para evitar um rebaixamento à Série B1 do Estadual, no Grupo X.

Em um primeiro tempo muito abaixo do esperado, em virtude do que ambas as equipes precisavam fazer para ainda seguir sonhando com uma classificação à fase principal do Campeonato Carioca, nenhum time mostrou superioridade em campo. America e Goytacaz se revezam no ataque e arriscavam muitos chutes de fora da área, mas sem dar trabalho aos goleiros Felipe e Paulo Henrique.

Aos 29, o primeiro gol do duelo. Almir cobrou falta direto para dentro da área, Márcio Carioca tentou desviar e acabou atrapalhando o goleiro Felipe que só viu a bola quando ela parou no fundo das redes: 1 a 0 para o time da Rua do Gás. Contudo, o America não deu motivos para o Goytacaz comemorar por muito tempo, por que aos 37, Léo Franco fez grande jogada pelo meio, se livrou da marcação e achou Assis, livre de marcação, dentro da área, o camisa 11 dominou e bateu para o gol, a bola bateu no rosto do zagueiro Cleiton, mas a arbitragem assinalou pênalti para o Mecão.

O próprio Assis pegou a bola, deslocou Paulo Henrique e deixou tudo igual em Bacaxá. Após os gols, a partida seguiu bastante truncada e sem muitas chances claras, já que ambos os times apostavam bastante nos chutes de fora da área e jogadas de bola parada, que resultaram nos gols. Com isso, a primeira etapa do confronto terminou mesmo com o empate parcial em 1 a 1.

SEGUNDO TEMPO: LUQUINHA ILUMINADO MAIS UMA VEZ

Com a derrota o America não possui mais chances de se classificar à próxima fase do Campeonato Carioca e disputará o Grupo X | Laís Patrício (AFC)

Diferentemente do que foi a primeira etapa, o America melhorou após o intervalo voltou atacando o Goytacaz e levando perigo à meta defendida pelo goleiro Paulo Henrique. Aos dez minutos, Lucão aproveitou levantamento para dentro da área, desviou de cabeça e viu a bola sair em tiro de meta, tirando tinta da trave esquerda do goleiro alvianil.

Os atacantes Davi e Assis davam muito trabalho para defesa do Goytacaz, mas não conseguiam fazer o America passar a frente do marcador.Precisando muito da vitória, os dois times se lançavam ao ataque, mas pouco criavam e o calor intenso de Saquarema, castigava os atletas de ambas as equipes.

Depois da parada técnica, o Goytacaz passou a ter mais posse de bola e começou a ameaçar o America em chutes de fora da área. Aos 37, Anderson Oliveira recebeu passe na entrada da área e arriscou uma bomba de fora da área, a bola subiu e explodiu no travessão, assustando bastante o goleiro Felipe.

Já com a partida próxima do fim o Alvianil da Rua do Gás se lançou todo para o ataque em busca da vitória. Aos 42, Andeson Oliveira rolou para Luquinha, que havia acabado de entrar na partida e ele chutou por cima. Pouco tempo depois, aos 48, a virada. O mesmo Luquinha, herói do acesso, aproveitou sobra de bola na entrada da área, dominou e bateu no canto esquerdo de Felipe, sem chances para o goleiro americano que nada por fazer: 2 a 1 Goytacaz e fim de partida em Saquarema.

Com o resultado o America é o lanterna da primeira fase do Campeonato Carioca e não tem mais chances de avançar a fase principal do Estadual. Com quatro ponto, o Goyta está na quarta colocação e ainda pode sonhar com a tão almejada vaga.

Na próxima rodada do Estadual, o Alvianil da Rua do Gás enfrenta o Resende, na quarta-feira (10), às 20h, no Aryzão, em Campos, já o America mede forças contra o Macaé, no Moacyrzão, no mesmo dia, mas às 16h.

America 1 x 2 Goytacaz                                                                                                                                             

Estádio Elcyr Resende de Mendonça (Saquarema)

Árbitro: Grazianni Maciel Rocha

Assistentes: Wallace Muller Barros Santos e Guilherme Vogas Tavares

America: Felipe; Kunzel, Lucão, Morisco (Ciro) e Marlon; Correa, Guaraci (Bala) e Fernando; Davi, Assis (Giancarlo) e Leo Franco. Técnico: Lucho Nizzo.

Goytacaz: Paulo Henrique; Tenente, Cleiton, Edson e Almir; Jefinho, João Vitor e Galhardo (Luquinha); Anderson Canhoto (Anderson Oliveira), Márcio Carioca (Mário Pierre) e Rodriguinho. Técnico: Paulo Henrique.

Cartões amarelos: Cleiton (Goytacaz) e João Vitor (Goytacaz)

Gols: Almir (29/ 1º tempo); Assis (37/ 1º tempo) e Luquinha (48/ 2º tempo)

Público: 111 (Pagantes) e 238 (Presentes)

Renda: R$ 1.710,00