Inglaterra supera a Suécia e volta a uma semifinal de Copa 28 anos depois

Maguire marcou o primeiro gol da Inglaterra na vitória por 2 a 0 sobre a Suécia | Getty Images

A tradicional desconfiança que ronda a Inglaterra em Copas do Mundo está transformando em otimismo na Rússia. Alimentando o sonho de ser campeão mundial pela segunda vez em sua história, os ingleses ficaram a dois passos de concretizá-lo ao vencer a Suécia por 2 a 0 na manhã desta sábado (07), em Samara, avançando às semifinais do torneio pela primeira vez desde 1990. O zagueiro Maguire e o meia Dele Alli marcaram os gols, enquanto o arqueiro Pickford – com grande atuação- foi eleito o melhor jogador em campo.

O duelo valendo um lugar na decisão da próximo domingo (15), às 12h, ocorre na próxima quarta-feira, no Lujniki, em Moscou, às 15h (de Brasília), contra o vencedor do confronto entre Rússia e Croácia que acontece daqui a pouco em Sochi.

Na primeira etapa o que aconteceu já era esperado por todos. Com um Suécia marcando com a linha muito baixa, a Inglaterra não teve sucesso com a bola no chão, a alternativa pelo alto pareceu mais viável e o famoso trem inglês formado nos escanteios deu resultado mais uma vez. Aos 29 minutos, Young cobrou e coube ao zagueiro Maguire cabecear da marca do pênalti para abrir o placar, anotando o quinto gol inglês originado de bolas aéreas no torneio: 1 a 0 para a Inglaterra e caminho aberto para a classificação.

Nos 45 minutos finais, a Suécia continuou investindo pouco nas jogadas ofensivas, mas nas vezes em que foi ao ataque levou muito trabalho ao goleiro inglês Pickford – eleito o melhor em campo – que fez pelo menos três defesa essenciais para a vitória da Inglaterra. Aos 12 minutos, novamente pelo alto, o segundo gol. Dele Alli aproveitou o cruzamento de Lingard para entrar atrás da defesa e cabecear sem chances para Olsen: 2 a 0 e fim de papo Samara.

SUÉCIA 0 X 2 INGLATERRA

Local: Cosmos Arena, Samara (Rússia)

Árbitro: Bjorn Kuipers (NED)

Auxiliares: Sander Van Roekel e Erwin Zeinstra (NED)

SUÉCIA: Olsen, Krafth (Jansson), Lindelof, Granqvist, Augustinsson; Claesson, Larsson, Ekdal, Forsberg (Olsson); Berg, Toivonen (Guidetti ). Técnico: Janne Andersson.

INGLATERRA: Pickford, Walker, Stones, Maguire; Trippier, Dele Alli (Delph), Henderson (Dier ), Lingard, Ashley Young; Sterling (Rashford), Harry Kane. Técnico: Gareth Southgate.

Cartões amarelos: Maguire (ING), Guidetti e Larsson (SUE)

Cartões vermelhos: Não houve.

Gols: Maguire (29’/1ºT), Dele Alli (12’/2ºT)

Público: 39.991