Martín Silva falha no fim e Vasco perde para o Grêmio fora de casa

Thiago Galhardo marcou o gol do Vasco na derrota fora de casa para o Grêmio | Lucas Uebel (GFBPA)

O Vasco conseguia um grande resultado na Arena do Grêmio, na tarde deste domingo (11), até os acréscimos do segundo tempo, contudo uma falha bisonha do goleiro Martin Silva mudou todo o panorama. A felicidade do Vasco se transformou na comemoração gremista com um gol que valeu a entrada no G-4 do Campeonato Brasileiro. O time Cruzmaltino que abriu o placar com um belo gol de Thiago Galhardo após toque de calcanhar de Maxi López, sofreu o empate pouco depois com Léo Moura fazendo bela jogada para Jael marcar de cabeça e o chute de Matheus Henrique aos 49 do segundo tempo foi em cima de Martin Silva, que espalmou para a própria rede. E, pior, não havia mais tempo para recuperação. No fim, 2 a 1 para os donos da casa.

Com a derrota, o Vasco estaciona nos 38 pontos na tabela de classificação do campeonato nacional, ficando apenas um ponto à frente da primeira equipe na zona de rebaixamento, a Chapecoense, que agora soma 37.

Os primeiros minutos tiveram ataques de ambos os lados, mas nenhum com grande perigo. O Grêmio se mostrava um pouco melhor no toque de bola e, aos seis minutos, em jogada iniciada por Éverton, Cortez cruzou, a zaga do Vasco rebateu e Jael completou, mas Ricardo cortou com Martin Silva já batido. A resposta veio aos 12 minutos, quando Thiago Galhardo recebeu de Andrey no meio, arrancou e deu passe para Maxi Lopez na área. De calcanhar, ele devolveu para Galhardo completar com categoria: 1 a 0 Vasco. Aos 13, Éverton teve chance de cabeça, mas mandou por cima. Seis minutos depois, o empate. Léo Moura partiu em velocidade pela direita, limpou a marcação e colocou na cabeça de Jael: 1 a 1 e fim da primeira etapa.

O Grêmio voltou para o segundo tempo mais ajustado e dominou as ações no início da etapa. Mesmo sem muitas chances claras, o time gaúcho conseguiu manter a bola no campo de ataque. Aos 34, Jean Pyerre fez boa jogada no meio, tocou para Alisson na ponta e a bola acabou nos pés de Marinho, que mandou para fora. Aos 38, Jean Pyerre mais uma vez fez boa jogada na direita e cruzou, mas Luiz Gustavo fez corte providencial. A virada veio nos acréscimos. Aos 49, Matheus Henrique arriscou da entrada da área, a bola foi em cima de Martin Silva, que falhou feio e viu a bola morrer no fundo das redes. Fim de jogo, Grêmio 2 a 1.

Agora, o Vasco volta a campo na próxima quarta-feira (14), quando pressionado pelos adversários logo abaixo na tabela do Brasileiro e dentro da zona de rebaixamento enfrentará o Atlético-PR, às 19h30 em São Januário, em duelo válido pela 34ª rodada da competição.

Grêmio 2×1 Vasco

Arena do Grêmio (Porto Alegre – RS)

Árbitro: Raphael Claus (SP)

Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Rogério Pablos Zanardo (SP)

Grêmio (RS): Paulo Victor; Léo Moura (Marinho), Pedro Geromel, Paulo Miranda e Bruno Cortez; Michel, Maicon (Matheus Henrique) e Cícero (Jean Pyerre); Alisson, Everton e Jael. Técnico: Renato Gaúcho.

Vasco: Martín Silva; Luiz Gustavo (Lucas Kal), Henríquez, Ricardo Graça e Ramon; Andrey, Willian Maranhão, Thiago Galhardo (Raul) e Yago PIkachu; Marrony (Rildo) e Maxi Lopez. Técnico: Alberto Valentim.

Gols: Thiago Galhardo, 12’/1ºT (0-1); Jael, 19’/1ºT (1-1); Matheus Henrique, 49’/2ºT (2-1).

Cartões amarelo: Paulo Miranda e Marinho (Grêmio); Ricardo Graça, Thiago Galhardo, Yago Pikachu e Martin Silva (Vasco).

Público: 20.763 pagantes e 22.622 presentes

Renda: R$ 666.258,00