Mesmo com um a menos, Vasco derrota o Grêmio pelo Brasileirão

Andrés Rios foi o autor do primeiro e decisivo gol do Vasco na partida | Rafael Ribeiro (CRVG)

Não foi fácil. Exigiu muita dedicação e empenho dos jogadores. Mas o Vasco, com um a menos durante grande parte do jogo, segurou o Grêmio e venceu por 1 a 0, gol de Andrés Rios logo aos dois minutos, neste domingo (22). Apesar da expulsão de Henrique, a equipe de Jorginho não sofreu sustos, embora tenha passado por uma pressão do Tricolor com inúmeros cruzamentos. Defendeu-se bem e não cedeu espaços a um Grêmio sem inspiração no segundo tempo especialmente.

Com a vitória, o Vasco, com um jogo a menos, chega aos 19 pontos e se aproxima da zona da Libertadores, na 9ª colocação. Já o Grêmio deixa o G-4 e cai para a quinta colocação com os resultados da rodada.

Em 45 minutos, muito aconteceu em São Januário. O time de Jorginho começou a partida em ritmo intenso, a ponto de abrir o placar aos dois minutos, em antecipação de Andrés Rios a Geromel. Dominou o Grêmio por grande parte da primeira etapa e controlou as ações. Mas viu Henrique ser expulso ao parar Luan com carrinho na entrada da área – já tinha um cartão por demorar para cobrar uma falta. O Tricolor então avançou para o campo do Vasco, mas não criou perigo ao gol de Martín Silva.

Na segunda etapa, apesar de ter um a mais, o Grêmio pouco conseguiu fazer. Acumulou jogadores ofensivos, mas empilhou cruzamentos na área do Vasco. Facilitou, portanto, o trabalho de Breno e Ricardo Graça, soberanos. Pouco incomodou Martín Silva, sem finalizações de perigo. O Vasco se retraiu, esperou um contra-ataque que não chegou e cozinhou o jogo até garantir a vitória.

Na quarta-feira (25), o Cruz-Maltino enfrenta o Atlético-PR, às 19h30, na Arena da Baixada. Já o Tricolor recebe o São Paulo, em duelo direto na ponta do Brasileirão, às 19h30 de quinta-feira (26), na Arena.

Vasco 1 x 0 Grêmio

Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro:  Celio Amorim (SC)

Auxiliares: Nadine Schram Camara Bastos e Kleber Lucio Gil (SC)

Vasco: Martín Silva; Luiz Gustavo, Breno, Ricardo Graça, Henrique; Desábato, Andrey, Yago Pikachu, Giovanni Augusto (Oswaldo Henríquez), Kelvin (Thiago Galhardo); Andrés Rios (Paulo Vitor). Técnico: Jorginho.

Grêmio: Marcelo Grohe; Léo Moura (Douglas), Bressan, Geromel, Marcelo Oliveira (Marinho); Jailson (Jael), Cícero, Ramiro, Luan; Éverton, André. Técnico: Renato Gaúcho.

Cartões amarelos: Breno, Yago Pikachu, Thiago Galhardo (Vasco); Marcelo Oliveira, Marinho, Douglas, Jael, Ramiro, André (Grêmio)

Cartões vermelhos: Henrique (Vasco)

Gols: Andrés Rios – Vasco (02’/1º tempo)