San Francisco 49ers apresenta Jimmy Garoppolo como novo quarterback

Garoppolo está de casa nova na NFL | Divulgação
Garoppolo está de casa nova na NFL | Divulgação

Na noite desta terça feira, o San Francisco 49ers anunciou a contratação o ex-quarterback reserva do New Patriots, Jimmy Garoppolo, logo depois de liberar Brian Hoyer, que atuava na mesma posição. Hoyer foi titular do time da Califórnia durante os seis primeiros jogos da temporada, mas teve números pouco expressivos. Com cinco touchdowns anotados, 1.245 jardas de passe e quatro interceptações, ele não conseguiu levar os niners a vitória, perdendo a posição de titular para o calouro CJ Beathard na semana sete.

Em seu primeiro ano na NFL, o calouro da universidade de Iowa, draftado na terceira rodada, mostrou estar ainda muito cru para assumir a titularidade. O quarterback fez sua estreia na derrota para o Washington Redskins, por 24-26, no FedEx Field, em Washington. Nas duas semanas seguintes, Beathard assumiu a titularidade, mas não evitou que o time somasse mais duas derrotas, contra Dallas Cowboy e Philadelphia Eagles. Beathard teve dois touchdowns anotados, sofreu três interceptações e teve 647 jardas de passe nos três jogos em que disputou esse ano.

Após oito semanas de péssimas performances por parte dos quarterbacks em San Francisco, Jimmy Garoppolo chega como uma esperança para o torcedor. Vindo da universidade de Eastern Illinois em 2014, quando foi recrutado pelo New England Patriots na segunda rodada do draft, Garoppolo fez sua estreia como titular na liga apenas no ano passado, quando liderou os Patriots nas duas primeiras semanas, devido a suspensão de Tom Brady.

Garoppolo saiu vitorioso nas duas oportunidades que teve, completando 42 passes para 502 jardas, anotando touchdowns e não sofrendo nenhuma interceptação, porém, sofreu uma lesão no ombro ainda no segundo quarto de seu segundo jogo a frente do ataque, contra os Dolphins, encerrando assim seu ciclo como titular da franquia, que deveria durar até a semana quatro daquele ano, quando Brady voltaria da suspensão.

A contratação do quarterback é interessante porque, apesar de ter sido titular por apenas dois jogos e meio, o jogador mostrou saber lidar com a pressão de vestir uma camisa pesada, cumprindo com excelência a missão de substituir Tom Brady, que talvez seja o melhor jogador da história.

Um ponto positivo para o desenvolvimento do quarterback é que o 49ers já está voltando todo seu foco para a temporada do ano que vem, visto que com nenhuma vitória e 8 derrotas na metade da temporada, o time já não tem mais chances de playoffs. Com isso, Jimmy terá tempo para se adaptar ao novo estilo de jogo.

O San Francisco 49ers é um dos times mais vitoriosos da NFL, com cinco títulos de superbowl em sua história, empatado com Dallas Cowboys e New England Patriots, atrás apenas do Pittsburgh Steelers, que soma seis. Garoppolo chega para o maior desafio de sua curta carreira até agora, com a missão de levar a franquia, que tem o pior desemprenho na primeira metade da temporada na história do clube, de volta ao topo.

Os 49ers enfrentam o Arizona Cardinals neste domingo, em jogo válido pela semana nove da NFL, no University of Phoenix Stadium, casa dos Cardinals, e o novo quarterback já pode pintar à frente do ataque dos niners na partida.