Seletiva define Time Rio, que representará o Estado no Brasileiro de Taekwondo

Handerson Rigueira (de azul) venceu sua luta por nocaute para garantir vaga no Time Rio (Crédito: Flashsport)

A cidade do Rio de Janeiro recebeu, no último domingo (8), a Seletiva Estadual e Draft de Taekwondo. O evento foi realizado no CEFAN – Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes – , na Penha, Zona Norte da cidade e teve cinco combates transmitidos ao vivo pela TV Live Esporte. Todos valendo vaga na equipe que representará o Rio no Campeonato Brasileiro da modalidade, em julho deste ano.

No primeiro deles, pela categoria sub-21 até 49 kg, Yasmin de Lima levou a melhor sobre Beatriz Dias. Na sequência, Handerson Rigueira demonstrou toda sua potência ao nocautear Marcelo Vitorino, algo raríssimo atualmente na modalidade. O combate foi válido pela categoria até 54 kg, também entre atletas com idade limite de 21 anos.

Entre os adultos, Angel Rocha derrotou Alexandra Pinheiro, na pesagem até 57 kg e Angela Lopes venceu Mayara Baptista (49kg) por superioridade, em luta que nem mesmo o Golden Score foi capaz de desempatar. No masculino, Diego da Paixão acabou derrotado por Lucas Neves, que garantiu vaga no Time Rio na categoria até 63 kg.

Considerado um marco pela Federação de Taekwondo do Rio de Janeiro, organizadora da competição, a Seletiva tem o objetivo de revelar novos talentos e contou com cerca de 450 atletas vindos de diversos locais do estado. Entre eles, 150 faixas preta, que disputaram vaga para o Campeonato Brasileiro. Outros 150 atletas, nas faixas coloridas, competiram no Draft, disputa que visava ao recrutamento de atletas par a equipe de alto rendimento do Taekwondo brasileiro, onde são estimulados a alcançarem a faixa preta em alto nível de competição.

O Campeonato Brasileiro adulto, organizado pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), ocorre no dia 10 de agosto, em Vitória-ES.

 

Texto: Gonçalo Luiz e Ryann Gomes.