Seletiva Estadual de Taekwondo revela novos talentos no CEFAN

Atletas de diversas localidades do Rio de Janeiro, disputarão vaga para o Campeonato Brasileiro

A cidade do Rio de Janeiro receberá no dia 08 de abril (domingo) a Seletiva Estadual e Draft de Taekwondo, o local da competição será o CEFAN (Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes). O evento será organizado pela Federação de Taekwondo do Estado do Rio de Janeiro.

Com o objetivo de revelar novos talentos para o Taekwondo brasileiro, a Seletiva Estadual contará com cerca de 450 atletas vindo diversos locais do Rio de Janeiro, sendo 150 faixas preta, que disputam vaga para o Campeonato Brasileiro, e 300 atletas nas faixas coloridas, que disputam a competição chamada de Draft.

O Draft consiste em recrutar atletas para fazer parte da equipe de alto rendimento do Taekwondo brasileiro estimulando os atletas para chegarem a faixa preta em alto nível de competição. De acordo com o Secretário-Geral da Federação de Taekwondo do Estado do Rio de Janeiro, Paulo Daniel Dias, a ideia é semelhante ao que acontece nas ligas americanas de basquete e de futebol americano, a NBA e NFL.

“Estamos fomentando e buscando novos talentos para fazer parte da equipe de alto rendimento, isso faz com que eles se estimulem para ser faixas preta de competição. Isso é uma iniciativa pioneira no Taekwondo que a gente está lançando aqui no Rio de Janeiro. A ideia é fazer o Draft como uma liga que nem a NBA e a NFL usam, por isso a gente copiou o mesmo nome”, disse Dias que também comentou sobre o atual momento do Taekwondo no Brasil.

Foto: Renato Nogueira/FotoNaLuta

“O Taekwondo brasileiro ficou com um bom legado olímpico e ele está desenvolvendo muito com a nova gestão da Confederação Brasileira de Taekwondo. Muita coisa se modernizou na forma como vem sendo tratado os eventos e os atletas. Aqui no Rio de Janeiro estamos seguindo a linha de levar o Taekwondo para o mercado esportivo e de entretenimento, é uma forma de tratar o Taekwondo como produto de mercado e o atleta como principal vitrine, então a gente trabalha por trás disso tudo com o Taekwondo na base, no fomento, na formação de atletas, de novos alunos e aí a gente consegue dar uma aquecida nesse mercado. Então a Federação está tomando esse rumo de profissionalizar a gestão para que possa ir atrás de recursos próprios, ter sustentabilidade e se manter como se mantém até hoje”, disse.

O Presidente da Federação, Grão Mestre Luiz Carlos Luna dos Santos, também passou sua percepção sobre a realização da seletiva.

“A Federação de Taekwondo do Estado do Rio de Janeiro, está no caminhando certo, com uma assessoria fabulosa, tem tudo pra dar certo, um trabalho diferenciado de igualdade, sem discriminação, valorizando todos os taekwondistas do nosso Estado.”

Foto: Renato Nogueira/FotoNaLuta

A Seletiva Estadual e Draft será realizada no CEFAN que já recebeu diversas competições da modalidade e hoje conta com a estrutura utilizada nos Jogos Olímpicos Rio-2016. Dias falou sobre a importância do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes para o Taekwondo.

“O CEFAN posso dizer que é o maior centro esportivo de Taekwondo especializado que tem no Brasil e na América Latina. O CEFAN está em um alto nível por estar todo modernizado, equipado com tatames e com sistemas eletrônicos que foram utilizados nos Jogos Olímpicos e que a marca Daedo usou em 2012 e aqui no Rio em 2016. O CEFAN hoje consegue atender muito bem grandes competições como o Mundial de Taekwondo, já que tem espaço, estrutura e equipamento. A gente consegue trabalhar toda a base do Taekwondo dando acesso ao sistema eletrônico de última geração e aí a gente consegue estar preparando os atletas que vão estar participando dos Jogos Olímpicos de 2020”, disse.

A entrada para a Seletiva Estadual e Draft de Taekwondo é franca, mas é preciso emitir o bilhete através do site https://www.sympla.com.br/taekwondorio-seletiva-draft e para quem quiser comparecer o endereço do CEFAN é Avenida Brasil, 10590, Penha, Rio de Janeiro.