Série B1: Audax e Americano decidem vaga na final da Taça Corcovado

Audax encara Americano por vaga na fina da Taça Corcovado. TV FERJ/Live Esporte transmite ao vivo e com exclusividade (Imagem: Divulgação)

Semifinalistas da Taça Corcovado. Semifinalistas da Copa Rio. Os destinos de Audax e Americano estão cruzados no momento decisivo da temporada para as duas equipes. Nos próximos 10 dias, os times têm três encontros marcados. O primeiro deles, neste sábado, às 15 horas, em Moça Bonita. Com transmissão da TV FERJ e produção da Live Esporte, Meritienses e Campistas cruzam os bigodes na luta por uma vaga na decisão da Taça Corcovado, o segundo turno do Campeonato Estadual da Série B1.

Com melhor campanha ao longo de returno, o Audax  já entra em campo, por assim dizer, classificado. Afinal, o 0 a 0, bem como qualquer empate no duelo, classifica o esquadrão da Baixada Fluminense. No entanto, o próprio retrospecto do time dirigido pelo ex-goleiro Eduardo Allax demonstra que, apesar da vantagem, a igualdade não deve ser o objetivo da equipe de São João de Meriti. Com a segunda melhor campanha de toda a Taça Corcovado – atrás apenas do Sampaio Corrêa – o Audax empatou uma única vez neste segundo turno, contra o Angra dos Reis, na segunda rodada. Ao todo, nas 10 partidas disputadas, foram sete vitórias conquistadas, credenciando o clube às semifinais do turno.

Um desses triunfos, justamente, contra o Americano. Campeão da Taça Santos Dumont, o Alvinegro já tem vaga garantida nos jogos do acesso – as semifinais gerais da Série B1. Mesmo assim, o elenco dirigido por Josué Teixeira não esmaeceu na segunda parte da competição, conquistando a classificação para o mata-mata do returno com uma rodada de antecipação e garantindo, com sobras, a melhor campanha no somatório geral do campeonato. Descontando os resultados da semifinal e final do primeiro turno, foram 42 pontos somados em 19 partidas disputadas na Segundona. Junte-se a isto a vontade de revanche pela derrota, em casa, sofrida para o adversário deste sábado na terceira rodada do returno e estará claro que, mesmo já classificado para as semifinais do campeonato, o Americano entrará buscando a vitória e a passagem à decisão da Taça Corcovado.

Para tanto, conta com a proficuidade de seu ataque: o melhor de toda a competição com 47 bolas nas redes adversárias. E, claro, com a dupla “Maraquino”. Cláudio Maradona e Maikon Aquino anotaram 24 (12 cada um) desses gols e seguem em busca da artilharia do torneio, hoje ocupada por Rhainer, do já eliminado Serra Macaense, com 15 gols. Do outro lado do campo, porém, também há promessa de perigo, já que lá está o experiente centroavante Gilcimar, artilheiro do Audax na competição com cinco gols. No entanto, a Laranja Meritiense tem se destacado mesmo é pela competência de sua retaguarda, a terceira menos vazada da B1: sofreu apenas 14 gols.

Assim, a esperança é de um grande jogo em Moça Bonita. Vale lembrar que, ao contrário do Americano, o Audax precisa da vitória para seguir vivo e dependente apenas de seus próprios esforços na briga pelo acesso à elite do futebol fluminense na próxima temporada. Mas, mesmo eventualmente derrotado neste sábado, ainda terá possibilidades de avançar para a disputa de uma vaga na Série A. Para isso, porém, terá que torcer pelo próprio Americano ou pelo Sampaio Corrêa nesta Taça Corcovado, a fim de alcançar as semifinais gerais do campeonato com a quarta melhor campanha no somatório total dos turnos.

Audax x Americano

Taça Corcovado – Semifinal

Transmissão: TV FERJ/Live Esporte – em facebook.com/fferjoficial ou youtube.com/fferjoficial

Local: Moça Bonita

Árbitro: Luiz Antônio Silva Santos.

Auxiliares: Thiago Gomes Magalhães e André Roberto Silveira.

Escalações Prováveis:

Audax: Max, Marcelo, Helton, Almeida e Jean; Henrique, Yuri Pimentel, Rodrigo Yuri e Léo Pimenta; Pizzi e Gilcimar. Técnico: Eduardo Allax.

Americano: Luiz Henrique, Sanderson, Gabriel, Espinho e Rafinha; Abuda, Vandinho, Gustavo Tonoli e Bruno Vianna; Claudio Maradona e Maikon Aquino. Técnico: Josué Teixeira.