Série D: Macaé avança, Madureira, Americano e Nova Iguaçu estão fora

A última e decisiva rodada da primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro aconteceu neste domingo (27), e quatro clubes cariocas entraram em campo para definir suas participações na competição. Já classificado o Macaé perdeu para o Itumbiara-GO por 4 a 2 e ficou como único clube do Rio de Janeiro a garantir vaga no mata-mata. Com a eliminação já definida, o Nova Iguaçu venceu a primeira em seu adeus ao torneio. Ainda com chances, Madureira, que empatou, e Americano, que foi derrotado, também foram eliminados da competição.

Itumbiara-GO x Macaé: O Macaé já tinha garantido a classificação como primeiro colocado do Grupo A12 na quinta rodada, e jogou apenas para cumprir tabela. Com a derrota para o Itumbiara por 3 a 2, no Zama Maciel, o Alvianil Praiano terminou a primeira fase da Série D com 11 pontos somados e vai ser o único a representar o futebol carioca no decorrer da competição. O Leão vai enfrentar o Novorizontino-SP na segunda fase da competição. O primeiro jogo será em São Paulo, no domingo (03), no estádio Jorge Ismael de Biasi e a partida de volta será no Estádio Moacyrzão, em Macaé, no dia 10.

Novorizontino-SP x Americano: O Americano entrou em campo com possibilidades de classificação, porém, a derrota para o Novorizontino por 4 a 2, no estádio Jorge Ismael de Biasi, acabou com qualquer chance do time de Campos. Com o resultado negativo, o alvinegro foi eliminado da competição nacional ficando em terceiro lugar do Grupo A13 com oito pontos somados.

Linense-SP x Madureira: Para o Madureira bastava vencer o Linense, no Gilbertão, por mais de um gol de diferença que a classificação viria. Mas, o time da casa segurou o empate em 1 a 1 com o Tricolor Suburbano e com isso, o Madura encerrou sua participação na Série D com seis pontos e o terceiro lugar do Grupo A14 da competição.

Nova Iguaçu x Mirassol-SP: O único time carioca que chegou à última rodada sem chances de classificação foi o Nova Iguaçu. Entretanto, o Laranja da Baixada jogou para honrar sua torcida, conseguiu seus primeiros pontos e sua única vitória no torneio ao bater o Mirassol por 2 a 0, no Estádio Giulite Coutinho. Com o triunfo, o Nova Iguaçu terminou a primeira fase em último lugar do Grupo A15 com apenas três pontos somados.