Sorteio define adversários de cariocas na Libertadores e Sul-Americana

Libertadores e Sul-Americana de 2019 começaram na noite desta segunda-feira | Divulgação

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) realizou na noite desta segunda-feira (17), em sua sede, em Luque, no Paraguai, o sorteio da Copa Libertadores da América de 2019 e assim ficaram conhecidos os adversários do Flamengo, único time carioca que disputará a competição internacional na próxima temporada.

Com uma premiação recorde oferecida pela Conmebol a próxima edição da Libertadores terá um novo atrativo: o campeão vai ganhar US$ 12 milhões (cerca de R$ 47 milhões), o dobro da edição passada, vencida pelo River Plate. Outra mudança na competição será a decisão, agora em jogo único, que será realizada em Santiago, capital do Chile, no dia 23 de novembro de 2019.

O rubro-negro da Gávea, que por ter sido vice-campeão brasileiro garantiu vaga direta na fase de grupos da Libertadores, estava no pote dois do sorteio e entrou no Grupo D da competição continental ao lado de Penãrol-URU, cabeça de chave, LDU-EQU, equipe campeã em 2008, no Maracanã, diante do Fluminense e um adversário ainda não conhecido da Bolívia, que será San José ou Royal Pari.

A estreia do Flamengo na Libertadores será fora de casa, contra o adversário boliviano, entre os dias 5 e 7 de março, primeira semana prevista para os duelos da fase de grupos.

Vice presidente de relações exteriores do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, comentou sobre o grupo do rubro-negro na Copa Libertadores do próximo ano.

– Ficou de bom tamanho. Teremos o desafio de fazer dois jogos na altitude (LDU-EQU e San José-BOL), por que a creditamos que será o San José, de Oruro, o quarto integrante do grupo. Temos que nos preparar bem para isso, mas é bom enfrentar o adversário mais difícil de cara, Libertadores não tem moleza. O que tivermos que enfrentar vamos enfrentar com muita dedicação – disse.

FLU E BOTA CONHECEM ADVERSÁRIOS DA COPA SUL-AMERICANA

Antes da definição da Copa Libertadores de 2019 foi realizado o sorteio da próxima edição da Copa Sul-Americana e Fluminense e Botafogo, clubes cariocas que disputarão a competição que tem o brasileiro Atlético-PR como atual campeão, conheceram seus adversários.

O Alvinegro de General Severiano enfrentará o Defensa y Justicia, equipe argentina, enquanto o Tricolor das Laranjeiras terá de encarar o Deportivo Antofagasta, do Chile. Ambas as equipes decidirão a classificação à segunda fase da competição fora de casa.

Os jogos de ida da primeira fase serão em três semanas diferentes, todas em fevereiro: dias 5 a 7, 12 a 14, e 19 a 21. Assim como a Libertadores, a Sul-Americana de 2019 terá final em jogo único: dia 9 de novembro, em Lima, capital do Peru.