TRICAMPEÃO! Grêmio bate o Lanús novamente e conquista a Libertadores

Com direito a dois golaços, um de Fernandinho e o outro de Luan, o Grêmio derrotou Lanús por 2 a 1 na noite desta quarta-feira, no Estádio La Fortaleza lotado de torcedores argentinos, e conquistou o tricampeonato da Copa Libertadores da América, se juntando a times como São Paulo e Santos e igualou o feito de Santos de Pelé, sendo campeão da competição em solo argentino. Sand ainda descontou, de pênalti, para o time argentino, que ficou com o vice-campeonato.

LEIA TAMBÉM: Título do Grêmio classifica Nova Iguaçu para a Copa do Brasil pela primeira vez

Em um primeiro tempo praticamente impecável, o Grêmio foi para cima do Lanús, não ficou atrás esperando o adversário e apostando na vantagem do empate. Com isso, foi coroado com dois lindos gols. O primeiro de Fernandinho, que recebeu passe longo, disparou em velocidade e bateu com muita categoria no canto direito de Andrada, aos 27 minutos. No segundo, Luan recebeu passe de Jaílson, driblou dois marcadores, entrou na área e com um toque de muita classe por cima de Andrada, em uma jogada digna de craque ampliou a vantagem do Tricolor , aos 41 minutos.

Antes disso, Marcelo Grohe já havia feito mais uma grande defesa – na Libertadores – aos 29 minutos, em cobrança de falta de Velásquez. Além dos gols marcados por Fernandinho e Luan, Arthur também obteve atuação de destaque na primeira etapa do confronto dominado totalmente o meio de campo gremista.

Na segunda etapa, a vantagem de 2 a 0 no primeiro tempo trouxe o Grêmio mais recuado e o Lanús que precisava de três gols para levar a partida para prorrogação, partiu para cima do Grêmio, mesmo que sem muita objetividade e obteve um suspiro aos 25 minutos quando Jaílson derrubou Acosta dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Sand foi para cobrança, deslocou Marcelo Grohe e diminuiu para os argentinos.

Jogadores comemoram muito a conquista da Libertadores | Divulgação

Dez minutos depois, novo susto para os quase cinco mil torcedores gremistas presentes no estádio. Ramiro foi expulso após confusão com Marcone. Contudo, nem o gol de Sand, nem a expulsão de Ramiro abalaram o time do Grêmio que seguiu assustando os argentinos em rápidos contra-ataques e garantiu o seu terceiro título da Libertadores, ao apito final do árbitro, aos 50 minutos.

Antes do zagueiro e capitão, Pedro Geromel receber e levantar o troféu de Campeão da Libertadores de 2017, Luan e Arthur e o próprio defensor receberam premiações individuais. O atacante foi eleito o melhor jogador da competição e o volante melhor jogador da partida, já Geromel foi premiado como melhor zagueiro do torneio. Sand, que marcou o gol do Lanús na partida, foi o artilheiro da Libertadores, com nove gols, um a mais que Luan.

Agora, o Grêmio concentra todas as suas forças no Mundial de Clubes. Assim como o Real Madrid, entra direto na semifinal. O adversário será o vencedor do duelo entre Pachuca, do México, e Wydad Casablanca, do Marrocos. A partida está marcada para o dia 12 de dezembro, às 15h. Em caso de triunfo na semifinal pode encarar o todo poderoso Real Madrid, na final, no dia 16. Antes disso, no domingo, encerra sua participação no Brasileirão com time todo de reservas contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte, às 17h.