Uruguai vence a Arábia Saudita e se garante vaga na próxima fase

O mundial da Rússia já tem as primeiras seleções garantidas nas oitavas de final. Na tarde desta quarta-feira, o Uruguai confirmou classificação antecipada ao vencer a Arábia Saudita, com gol de Luís Suárez.

Com a vitória, a seleção Celeste chegou aos seis pontos e beneficiou os anfitriões russos que, com o mesmo número de pontos, não podem mais ser alcançados pelos Árabes e Egípcios.

Árabes surpreendem, mas Uruguai sai na frente

A Arábia Saudita ditou o ritmo nos primeiros minutos de partida. Diferente do que havia feito contra a Rússia, na estreia, o time árabe manteve posse de bola e se mostrou presente no ataque pressionando um rival, que até então estava recuado.  O Uruguai só passou a crescer na partida no segundo terço da primeira etapa. O equilíbrio começou a surgir após chegada de Cavani, o centroavante tentou o arremate, mas mandou por cima. Logo depois, foi a vez de Suarez levar perigo à meta adversária.

A seleção Celeste começou a ganhar território e foi amadurecendo o primeiro gol. E ele veio com a principal arma dos sul-americanos: a bola parada. Aos 22, após cobrança de escanteio, Moha Al Owais saiu mal e a bola sobrou limpa para Suárez, já na pequena área, empurrar para dentro. Com o gol, Luisito, que completou seu centésimo jogo representando a seleção uruguaia, torna-se o primeiro uruguaio a marcar gols em três edições diferentes de Copa.

Apesar do gol sofrido, os árabes seguiram com boas chances no ataque. Hattan poderia ter levado perigo ao gol de Muslera ao receber a bola na área, mas acabou muito mal na bola. A Arábia Saudita teve oportunidades, o que faltou foi a famosa pontaria.

Time Celeste administra e garante classificação

No etapa final, o técnico uruguaio, Óscar Tabárez, organizou o setor defensivo e diminuiu o espaço que os Árabes vinham tendo desde o início da partida A Arábia Saudita, por sua vez, não conseguiu impor o seu ritmo e, na ausência de inspiração de suas linhas ofensivas, acabou sendo dominado e não levou perigo ao gol do Uruguai.

Sem correr riscos, a equipe uruguaia administrou as ações no meio de campo e chegou até a levar certo perigo ao gol adversário com Sanchez, Suárez e Cavani, por duas vezes. No fim, a Arábia tentou um abafa em busca do empate, mas foi em vão. Apesar da pouca inspiração e pontaria, o triunfo Celeste foi o suficiente para garantir a classificação dos sul-americanos às oitavas de final da Copa do Mundo.   

Na terceira rodada, o Uruguai encara os donos da casa para definir quem fica com o primeiro lugar do Grupo A, com os russos jogando pelo empate (têm maior saldo de gols). Arábia Saudita e Egito vão jogar em caráter amistoso, com os dois sem chances de classificação.

URUGUAI 1 x 0 ARÁBIA SAUDITA

Local: Arena Rostov, em Rostov (Rússia)

Árbitro: Clemente Turpin (FRA)

Assistentes: Nicolas Danos (FRA) e Cyril Gringore (FRA)

URUGUAI: Muslera; Varela, Godín, Giménez e Cáceres; Bentancur, Vecino (Torreira), Sanchez (Nandez) e Rodriguez (Laxalt); Suárez e Cavani
Técnico: Óscar Tabárez

ARÁBIA SAUDITA: Alowais; Alburayk, Osama, Ali e Yasser; Hatan (Kanno), Salman, Otayf, Taiseer (Hussain) e Salem; Fahad (Alsahlawi)
Técnico: Juan Antonio Pizzi

Gol: Suarez – (URU – 22/1ºT)

Cartões amarelos: Não houve

Cartões vermelhos: Não houve

Público: 42.678 pessoas