O primeiro jogo desta segunda-feira (18), entre Suécia e Coréia do Sul seria mais um daqueles não tão badalados da primeira fase da Copa do Mundo da Rússia. Porém, o assunto mais comentado da competição até então, o sistema de arbitragem de vídeo, tornou a ser decisivo e com gol de pênalti assinalado com ajuda do VAR os suecos venceram os sul-coreanos nesta manhã, em Níjni Novgorod, pelo placar de 1 a 0 no fechamento da rodada de abertura do Grupo F.
Com o resultado positivo na estreia, a Suécia empata em número de pontos com o México (três pontos) e divide a liderança da chave. Na terceira colocação, Alemanha e Coréia correm por fora – neste momento- e precisam se recuperar na próxima rodada se quiserem continuar pensando em avançar de fase.
O confronto em si não foi tão atrativo e teve poucas chances durante os noventa minutos. A Coréia até fez um bom início, mas não mostrou muita ofensividade e levou pouco perigo ao gol sueco. Em compensação o jogo foi de muito trabalho para a arbitragem. Ao todo foram 46 faltas marcadas e três cartões amarelos aplicados, dois para o time da Ásia (Kim Shin-Wool e Hwang Hee-Chan) e outro para o time europeu (Claesson).
LANCE DO GOL: PÊNALTI MARCADO COM AUXÍLIO DO VAR
Com mais posse de bola, a Suécia ganhava campo diante dos sul-coreanos e demonstrava mais perigo. Até que aos 19 minutos da segunda etapa, o zagueiro Kim Mim-Woo cometeu falta dentro da pequena área em cima de Claesson. Os suecos reclamaram, mas o árbitro Joel Aguillar não marcou a penalidade. Contudo, momentos depois, já com a bola no campo de ataque do time asiático, ele voltou atrás de sua decisão e assinalou a penalidade com o auxílio do árbitro de vídeo.
O capitão Granqvist pegou a bola, colocou na marca da cal e de perna direita fez o gol que garantiu a vitória importantíssima da Suécia na rodada de abertura do Grupo F. Fim de partida no Estádio de Níjni Novgorod: 1 a 0 para os suecos.
Agora a Suécia tem pela frente, no próximo sábado (23), às 15h, no Estádio Olímpico de Sochi, a atual campeã do mundo, Alemanha. Enquanto, a Coréia medirá forças contra a seleção mexicana, no mesmo dia, mas às 12h, em Rostov.
CURIOSIDADE
O árbitro de vídeo Mauro Vigliano, da Argentina, já sinalizou até o momento dois pênaltis marcados na Copa. Ambos a favor de equipes europeia, França e Suécia, contra equipes classificadas pela Ásia, Austrália e Coréia.
Suécia 1×0 Coréia do Sul
Local: Estádio Níjni Novgorod (Níjni Novgorod – RUS)
Árbitro: Joel Aguilar (ESA)
Auxiliares: Juan Zumba (ESA) e Juan Mora (COS)
Suécia: Olsen; Augustinsson, Granqvist, Jansson e Lusting; Larsson (Svensson), Ekdal (Hiljemark), Claesson e Forsberg; Toivonen (Thelin) e Berg. Técnico: Janne Andersson.
Coréia do Sul: Jo Hyeonwoo; Lee Yong, Kim Younggwon, Jang Hyunsoo, Koo Jacheol (Lee Seung-woo) e Park Jooho (Kim Minwoo); Ki Sungyueng, Lee Jaesung, Son Heungmin, Kim Shinwook e Hwang Heechan. Técnico: Shin Tae-Yong.
Cartões amarelos: Kim Shin-Wook (Coréia do Sul); Claesson (Suécia)
Cartões vermelhos: Não houve
Gol: Granqvist – Suécia (19’/2ºT)
Público: 42.300 pessoas